9 dicas para quem acaba de entrar na faculdade 

Você entrou na universidade, e agora? Saiba o que muda nessa transição, quais são as novas responsabilidades e o que não perder de vista 

 

A vida universitária é um momento de novos e grandes desafios, e quem acaba de entrar na faculdade geralmente sente um friozinho na barriga às vésperas do início das aulas. Isso é muito natural, porque é um rito de passagem para a vida adulta e nessa virada de chave muita coisa muda. Em vez de abrir espaço para a apreensão e a ansiedade diante do desconhecido, prepare-se para encarar a mudança de ambiente com leveza e aproveitar uma das fases mais bacanas da vida. Porque a faculdade é um universo de aprendizagem e de composição de uma bagagem de conhecimento consistente e vale muito a pena usufruir tudo o que ela oferece.

 

Ana Cláudia Fleck, psicóloga e professora da ESPM, e Vanessa Passarelli, coordenadora do departamento de Futuro e Carreiras do Colégio Bandeirantes, trazem recados importantes e úteis para quem acaba de entrar na faculdade. Confira 9 dicas da dupla:

 

1. Suas responsabilidades vão aumentar

A entrada na universidade traz um ganho de autonomia para o aluno, que passa a ser ainda mais gestor dos seus estudos. Isso é bom, porque na faculdade ele passa a ter um nível de responsabilidade muito maior que no ensino médio e mais adiante vai estar dentro do mercado de trabalho e tem que ser bom nessa competência.

 

2. Não desanime diante das frustações

Quando entra na faculdade, o jovem tem uma ideia de que vai ser feliz porque a partir de agora só vai estudar e fazer o que gosta, mas a realidade não é bem assim. Ele começa o ano letivo e descobre que no curso de Jornalismo, por exemplo, tem que estudar língua portuguesa e economia e isso gera uma certa frustração inicial. Esse choque de realidade é positivo, porque mostra que o curso superior não vai ser só aquilo que o aluno gosta, da mesma maneira que na vida e no trabalho nem tudo é como gostaríamos que fosse.

 

3. Você vai ter uma rede de apoio consistente

Os jovens chegam no curso superior muito imaturos e precisam de uma rede de apoio dentro da universidade. Em instituições como a ESPM, os novos estudantes têm acesso a projetos de acolhimento e planejamento de carreira como o PAPO (Programa de Apoio Psicológico e Orientação) e o PIPA (Programa de Intervenção Pedagógica na Aprendizagem), esse último específico para deficientes físicos e pessoas com alguma dificuldade de aprendizagem.

 

4. A faculdade ensina a entender a complexidade do mundo

Ainda que o curso escolhido ofereça uma formação específica, o estudante deve aproveitar a vida acadêmica para mergulhar no entendimento da complexidade do mundo. Isso pode ser um ganho em nível de aprofundamento que depois pode levar o aluno a entender que determinados eixos profissionais podem ter um grande campo de atuação. Uma psicóloga pode atuar em consultório, instituições de ensino, empresas, ONGs, hospitais ou casas de repouso, entre outras possibilidades.

 

5. O contato com professores e alunos vai abrir a sua mente

A interação com alunos veteranos, professores e colegas de curso pode ampliar o horizonte dentro da universidade e despertar o interesse para a escolha de disciplinas eletivas que tragam novos conteúdos ou aprofundamento em uma área. Portanto, aproveite para conversar, perguntar e questionar.

 

6. Você vai aprender a pensar e a desenvolver senso crítico

Os jovens de hoje têm muito conhecimento técnico, principalmente de ferramentas tecnológicas, mas carecem de habilidades emocionais e comportamentais. O refletir, o saber pensar, a análise crítica, a flexibilidade e a autonomia são capacidades fundamentais para o mundo do trabalho que vão ser desenvolvidas na faculdade. Então aproveite, e muito, todas as oportunidades de lapidação e crescimento.

 

7. Aproveite para conquistar sua autonomia

Muitos alunos chegam na faculdade precisando desenvolver a autonomia e um grande desafio é a auto-organização para a vida acadêmica, cujo ritmo é diferente da escola. As disciplinas são aprendidas em semestres de 4 meses, período em que o estudante faz trabalhos e é submetido a avaliações de disciplinas específicas. É fundamental aprender a gerenciar o tempo dentro de um novo cenário, especialmente porque 4 meses passam muito rápido e quando se dá conta de que está com trabalhos atrasados, com reprovações e faltas, o aluno percebe que não dá para recuperar o que não foi feito.

 

8. O ambiente é perfeito para o questionamento

A adolescência é permeada por crises e as crises trazem boas perguntas que talvez não podiam ser feitas antes e que agora podem ser feitas. Tem uma dimensão dessa experiência de questionamento que vai acontecer na universidade, na interação com os professores e os colegas. Por isso a faculdade é um ambiente de acolhimento estruturado para que o estudante se sinta seguro para se transformar e se preparar para o mundo do trabalho.

 

9. Se resolver mudar de rota não tem problema

Durante o curso pode acontecer de o estudante se deparar com necessidades de mudança de curso ou algum acontecimento que leve a trancar ou interromper os estudos para serem retomados depois. Isso acontece, não é um bicho de sete cabeças e funciona como uma correção de rota até se aproximar daquilo que faz mais sentido para o estudante.

 

Ouça o episódio completo: 

 

LEIA TAMBÉM: 

8 perguntas e repostas para entender o que é faculdade

Entenda o que é TCC na faculdade

Descubra com quantos anos pode fazer faculdade

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER