LOADING

Digite para buscar

As 10 empresas dos sonhos dos jovens brasileiros

Compartilhe

Pesquisa realizada pelo Grupo Cia. de Talentos traça um perfil do jovem profissional brasileiro e ainda revela suas inquietações e curiosidades

Verdade, lifestyle, e significado. Esses são os três elementos indispensáveis para responder positivamente às expectativas dos jovens brasileiros com relação ao emprego dos sonhos. Eis uma uma das conclusões da pesquisa Carreira dos Sonhos 2019, realizada pelo Grupo Cia. De Talentos com 75.852 estudantes e recém-formados em todo o Brasil.

A premissa apontada na pesquisa é simples: em vez de se ajustar à realidade das empresas, jovens buscam empregos que se “ajustem ao seu estilo de vida”, que “ofereçam oportunidades de crescimento” e que tenham o poder de verdadeiramente conectá-los “a um significado e propósito maior”. Daí que as três palavras que abrem este texto se traduzem a:

– verdade = transparência e coerência, cultura de alta confiança e coerência

– lifestyle = ambientes nos quais as pessoas possam expressar sua identidade, ser “elas mesmas”

– significado = experiências que permitam às pessoas poder avançar rumo a um objetivo, com propósito

Uma leitura superficial da pesquisa pode levar a crer que jovens estão em busca de “empresas perfeitas”. Talvez haja uma parcela que busque essa utopia. A maioria, porém, quer apenas transparência – e somente 37% dos jovens julgam as empresas nas quais estão como transparentes… Então, o que buscam? “Empresas em que se possa confiar”, respondem os jovens. Como? “Saber ouvir” já é um sinal de que se pode confiar nelas…

No que diz respeito à possibilidade de expressar sua identidade, 35% se sentem à vontade para expressar suas opiniões nas empresas. Já no que diz respeito ao significado, um alento: 62% dos jovens apontam que o que fica “no final do dia” é realização – por atingir boa parte de seus objetivos (contra 13% que apontam frustração e 25% que indicam esgotamento).

Sobre os sentimentos e emoções mais frequentes no último ano de trabalho, boas novas: entre os positivos, alegria foi citada por 60% dos entrevistados, enquanto que, das sensações e emoções negativas, ansiedade e cansaço empatam – com 52%. Ou seja: tem mais gente alegre com o trabalho…

Quais as empresas que oferecem tudo isso?

Mas o jovem não deixa de notar o que dispara o gatilho negativo: carga de trabalho excessiva com alta cobrança por resultados inatingíveis, tarefas inadequadas às competências do profissional e falta de clareza nos objetivos organizacionais surgem como os principais.

Sobre como o jovem avalia sua experiência atual de trabalho, 68% apontam que ela é melhor do que imaginava (39%) ou como imaginava (29%) antes de começar. Tudo isso levando a uma perspectiva positiva com relação ao futuro de sua carreira (70%).

Para finalizar, a pergunta de “um milhão de dólares”: você tem uma empresa dos sonhos? 68% dizem que sim, considerando que o que as torna “únicas e especiais” são:

– sua capacidade de inovar (38%)

– a cultura organizacional (22%)

– impacto na sociedade (17%)

– profissionais inspiradores (17%)

Aqui segue a lista das 10 empresas dos sonhos dos jovens pesquisados, que atendem a maior parte das expectativas dos estudantes e recém-formados brasileiros.

1- Google

2- Nestlé

3- Itaú

4- Petrobras

5- Ambev

6- ONU

7- Bayer

8- Natura

9- Nubank

10- Grupo Globo

LEIA TAMBÉM:

O que alguém sem experiência profissional pode colocar no currículo?

Como é trabalhar em uma agência de publicidade

10 coisas que ninguém nunca te contou sobre a rotina de um jornalista

View my Flipboard Magazine.
Tags:
Jorge Tarquini

Sou um jornalista curioso e que se aventura por alguns lugares e experiências: já dirigi revistas, trabalho com produção de conteúdo, escrevo livros (um segredo: escrevi O Doce Veneno do Escorpião, o "livro da Bruna Surfistinha") e roteiros e, agora, faço parte da equipe que criou e produz o #TMJ. Ah: também virei professor de Jornalismo. Ansioso para descobrir para onde os novos tempos, meios e tecnologias podem me levar: afinal, é sempre um prazer me aventurar por novos desafios.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *