Cientista de dados: o que faz e quanto ganha

Do salário ao dia a dia de trabalho, entenda o que de mais importante você precisa saber sobre essa profissão

 

O cientista de dados faz um trabalho muito importante para as empresas. Ele coleta e interpreta um grande volume de dados e trabalha com esse material para ter insights que ajudam a corporação a tomar boas decisões. “A empresa precisa ter um cientista de dados e um time de inteligência para não perder dinheiro e não ser engolida pela concorrência”, explica Flavio Azevedo, coordenador da graduação em Ciências de Dados e Negócios da ESPM. Ele conversou com o #TMJ para explicar como é a profissão. Confira:

 

O que faz um cientista de dados?

Esse profissional trabalha com um grande volume de dados coletados e organiza as informações para que os gestores possam tomar decisões e planejar ações. A partir de dados brutos ou trabalhados aplica modelos estatísticos para ter elementos que norteiem as ações de uma empresa.

 

O trabalho do cientista de dados permite analisar o comportamento do mercado e do consumidor e prever tendências, ajudando a empresa a tomar decisões mais acertadas. Com isso, é possível criar ações que atendam às necessidades dos clientes ou da sociedade e diminuir os riscos das empresas. O papel desse profissional é fundamental para a inteligência do negócio.

 

Como é o trabalho do cientista de dados

Para explicar como é o trabalho, vamos usar o exemplo de uma empresa de plataforma de entretenimento que vem tendo muitos cancelamentos de assinatura. Essa taxa de churn tem que ser avaliada para se identificar a motivação do cancelamento e o cientista vai criar um modelo para entender os clientes. Ele consome os dados de todos os canais que o engenheiro de dados coletou e disponibilizou no data lake e trabalha em cima desse data set para entender o problema.

 

O grande trabalho é fazer a preparação dos dados e isso consome cerca de 50 ou 60% do tempo do cientista. “Depois ele roda a modelagem e avalia se o modelo está acertando. Um dos indicadores é a acurácia, que tem uma métrica e o cientista tem que saber se ela conseguiu rodar bem o modelo”, explica Azevedo. Como resultado prático, uma empresa pode pensar em ações para diminuir os cancelamentos.

 

A mineração explora dados para encontrar padrão e o cientista tem que entender muito do negócio para não interpretar os dados de forma enviesada. É um trabalho que leva tempo para encontrar o melhor modelo.

 

O que um cientista de dados precisa saber?

Como existe uma forte intersecção entre ciência de dados e IA, é fundamental entender de algoritmos e machine learning. Afinal, é essa subárea de IA que vai fazer com que o cientista de dados use os algoritmos para poder ter modelos para a resolução de um problema a partir do resultado que o modelo vai trazer.

 

“O cientista às vezes se depara com um problema que não tem um algoritmo apropriado e ele tem que desenvolver um novo para resolver o problema ou sustentar um modelo”, explica Flavio. “Isso se materializa em códigos por meio de linguagem de programação e softwares”.

 

O cientista de dados precisa ter forte noção de Phython e linguagem R e dominar estatística e SQL, que é a base de sustentação das consultas em banco de dados. Vale destacar que o engenheiro de dados trabalha nos bastidores e ajuda muito o cientista, pois ele prepara o ambiente tecnológico para os dados virem de todos os lugares e insere as informações no data lake para serem acessadas pelo cientista.

 

Onde um cientista de dados pode trabalhar

Ele trabalha em qualquer segmento que tenha dados, como uma rede de farmácias, e-commerce, canais de streaming, plataformas de áudio e mercado financeiro, por exemplo. Nesse último, há muitos profissionais trabalhando para evitar fraudes e garantir a segurança dos correntistas e da própria instituição.

 

Em outras áreas, a atuação do cientista de dados se reflete em entregas como os filmes e músicas sugeridos para os clientes de plataformas de entretenimento, no entendimento da concorrência e na reunião de informações que ajudam a empresa a errar menos.

 

Qual o salário de um cientista de dados?

De acordo com a plataforma Glassdoor, a remuneração média de um cientista de dados no Brasil está entre R$ 6 mil e R$ 12 mil.

 

Cientista de dados faculdade

A graduação indicada para quem quer se tornar um cientista de dados é a de Ciências de Dados e Negócios.

 

LEIA TAMBÉM:

Linha do tempo da evolução da tecnologia

7 livros, filmes e séries sobre tecnologia

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER