Como você se vê daqui a 5 anos? Veja como responder

Orientadora de carreira dá cinco dicas para um candidato a uma vaga de emprego responder essa pergunta

 

A pergunta “como você se vê daqui a 5 anos?” pode surgir em uma entrevista de emprego, desafiando candidatos a exporem suas aspirações de carreira de maneira que ressoe com os objetivos da empresa. O propósito por trás dessa questão busca avaliar a compatibilidade do candidato com a cultura da empresa, seu potencial de crescimento e sua visão de longo prazo na organização.

 

Uma resposta adequada é uma oportunidade de mostrar que o candidato pensa no futuro, valoriza o desenvolvimento contínuo e está comprometido com o crescimento conjunto com a empresa.

 

Qual é a expectativa do recrutador

Quando faz essa pergunta o recrutador deseja identificar profissionais que tenham uma noção clara de sua carreira e de como podem evoluir na empresa. “A questão central é se o candidato vê a empresa como um mero degrau em sua carreira ou como um lugar onde possa crescer e contribuir significativamente”, explica Adriana Gomes, coordenadora nacional de Carreira e Mercado da ESPM.

 

Nesse sentido, dizer algo como “daqui 5 anos quero estar sentado na sua cadeira”, não é nem de longe a melhor resposta. Ao contrário, essa afirmação pode soar arrogante e prejudicar a avaliação. Para evitar esse tipo de gafe e passar uma boa impressão, Adriana dá 5 dicas importantes. Confira:

 

1. Pesquise sobre a empresa

Antes da entrevista, investigue a empresa, sua missão, cultura e oportunidades de crescimento e seu desempenho no mercado, incluindo uma análise da concorrência. Isso dá uma base sólida para alinhar sua resposta com o que a empresa valoriza.

 

2. Analise a vaga

Leia atentamente os requisitos da vaga e faça uma autoavaliação para ver se está capacitado para aquela posição. Mas cuidado para não se sabotar. Pode ser que você não tenha todos os requisitos desejados, mas tem boa experiência e sabe que tem capacidade para alcançá-los, então arrisque. Só não se submeta à aplicação para a vaga houver discrepâncias muito grandes.

 

3. Seja sincero, mas estratégico

Fale sobre suas aspirações de forma que demonstre sua ambição e vontade de crescer, mas sem um discurso muito agressivo, do tipo “vou entrar aqui para causar uma revolução”. Mostre que tem intenção de se desenvolver e se aperfeiçoar profissionalmente, que pode contribuir com a evolução do negócio e o bom desempenho da corporação no mercado.

 

4. Evite falar em cargos específicos

Dada a rapidez com que as estruturas organizacionais mudam atualmente, falar sobre cargos específicos pode ser arriscado. Em vez disso, discorra sobre os tipos de responsabilidades ou projetos que gostaria de assumir, sinalizando seu interesse genuíno em agregar valor à empresa e às equipes.

 

5. Demonstre flexibilidade e vontade de aprender

O mercado de trabalho está em constante evolução e as empresas valorizam profissionais que se adaptam facilmente e têm uma mentalidade de aprendizado contínuo. Demonstrar essa qualidade pode fazer você se destacar perante o recrutador.

 

Como responder “Como você se vê daqui a 5 anos”

Com base nas dicas acima, você poderia dar uma resposta semelhante a esta:

 

“Daqui a 5 anos me vejo como um profissional mais experiente e capacitado, tendo contribuído significativamente para projetos estratégicos na empresa. Espero ter desenvolvido novas habilidades e ampliado meu conhecimento em áreas cruciais para o sucesso da organização. Além disso, gostaria de ter tido a oportunidade de mentorear colegas mais novos, compartilhando conhecimento e contribuindo para um ambiente de trabalho colaborativo e inovador.”

 

LEIA TAMBÉM:

Entenda qual a importância do trabalho além do dinheiro

O que levar na entrevista de emprego? Orientadora responde

Como colocar cursos no currículo

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER