Futuro do mercado de trabalho: como será e como se preparar

Coordenador de ADM da ESPM e gerente da Robert Half falam sobre como identificar as tendências para o futuro do trabalho e como se preparar  

 

Seja em casa, na escola ou dentro de uma empresa, a tecnologia tem provocado transformações em diferentes contextos. O futuro do mercado de trabalho, por exemplo, foi pauta de um dos episódios do podcast Primeira Jornada, produzido pela ESPM. No programa, Marcelo Guedes, coordenador do curso de Administração da ESPM no Rio de Janeiro, e Leonardo Berto, gerente da consultoria Robert Half, falaram sobre como a tecnologia vai transformar o mercado de trabalho no futuro e listaram algumas pistas de como identificar o que pode virar tendência nos próximos anos. Confira alguns destaques dessa conversa:  

 

Pistas de como será o futuro do trabalho 

Apesar de não existirem previsões exatas de como será o futuro do trabalho, os profissionais avaliam que é possível obter algumas pistas de como será o mercado de trabalho nos próximos anos. “Quando a gente olha para esse macroambiente, culturalmente, socialmente, tecnologicamente, a gente vê tantas mudanças, e começam a aparecer as pistas. Essas pistas mostram as tendências futuras”, diz Marcelo.  

 

De acordo com os especialistas, estas transformações estão diretamente ligadas aos avanços tecnológicos. “À medida que surgem novas tecnologias, os processos são alterados. Não importa a área de atuação. Uma área muito mecânica, muito operacional se torna analítica. Mas, com isso, surgem demandas específicas”, afirma Leonardo.  

 

“A própria pandemia trouxe mudanças de comportamento e essas mudanças alteraram radicalmente o comportamento das organizações”, exemplifica Marcelo. “Sempre que a gente fala de uma alteração de processo – e eu estou falando de processos analógicos que se tornaram processos digitais –, isso impacta diretamente em mudança de comportamento e atitude”, comenta Leonardo.  

 

Quais serão as profissões do futuro? 

Como esperado, as oportunidades para os profissionais da área de tecnologia devem aumentar. Mas o avanço tecnológico também deve promover o surgimento de novas funções em outras áreas. “Hoje, a transformação digital é uma realidade para todos os segmentos. Então, a carreira em tecnologia e todas as suas variações é muito alta”, afirma Leonardo. “Tudo o que vem relacionado a esse avanço em termos de ganho de tecnologia e transformação digital vai estar em alta, e é uma carreira que merece ser olhada com atenção”, acrescenta.  

 

Marcelo exemplifica citando o surgimento de novas funções com o avanço das plataformas digitais. “O crescimento das redes sociais está promovendo um novo profissional. Um profissional que vai vender, que vai se comunicar. Quando eu falo isso, isso envolve desde jornalistas, profissionais de comunicação até profissionais de administração e de tecnologia”, comenta.  

 

Quais profissões vão desaparecer?  

De acordo com Leonardo, posições com atividades excessivamente operacionais e que podem ser facilmente automatizadas estão perdendo espaço. É o que também avalia Guedes. “Hoje, nós temos muito mais o profissional que analisa, interpreta e interage”, diz Marcelo. Na avaliação de Leonardo, essa transição deve ocorrer de maneira gradual. “Quando a gente fala de posições que podem perder espaço, isso não é uma coisa de um ano para o outro necessariamente”, argumentando que as empresas estão em diferentes estágios de evolução tecnológica. De acordo com o especialista, o importante é acompanhar essas tendências.  

 

Ouça o episódio completo: 

 

LEIA TAMBÉM: 

5 dicas para escolher sua profissão 

Confira uma lista de profissões para inspirar sua carreira 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER