Veja como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Conheça as possibilidades de ingresso na faculdade com a pontuação do exame e confira a validade da nota

 

Quer saber como usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Confira a reportagem que o #TMJ preparou, com tudo que você precisa saber para se candidatar ao ingresso em faculdades públicas e privadas, usufruindo ou não de bolsas de estudos.

 

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade pública

A principal forma de ingressar em universidades públicas no Brasil com a nota do Enem é por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A partir de 2024, as inscrições passaram a ocorrer apenas em janeiro, ao contrário dos anos anteriores, que aceitavam candidaturas em janeiro e junho.

 

Quem pode se inscrever

O estudante deve ter participado da edição anterior do Enem e conquistado pelo menos 450 pontos de média. Além disso, não pode ter zerado a redação e não pode ter prestado o exame como treineiro.

 

Como é a seleção

A inscrição é gratuita e o aluno deve preencher um formulário de perfil socioeconômico e escolher duas opções de curso.

 

A seleção do Sisu é feita a partir da média da nota conquistada no Enem, respeitando-se o limite de vagas por curso e o perfil socioeconômico para o cumprimento da Lei de Cotas.

 

Mesmo que não tenha sido selecionado, o aluno pode entrar numa lista de espera. Nesse caso, é necessário solicitar a entrada nessa lista no site do Sisu.

 

 

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular

É possível entrar em uma faculdade particular por meio de programas de bolsas de estudos como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou por ingresso direto. Confira a três modalidades:

 

> Como funciona o Prouni

O Prouni oferece acesso a bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em faculdades particulares para quem prestou o Enem.

 

Quem pode se inscrever

O candidato deve ter concluído o ensino médio e ter prestado um dos dois últimos exames do Enem. É necessário ter conquistado nota média de 450 pontos. Treineiros e estudantes que tiraram nota zero na redação não podem se inscrever no Prouni.

 

Como são as bolsas

 

  • Integral:bolsa de 100% do valor da mensalidade para estudantes com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

 

  • Parcial:bolsa de 50% do valor da mensalidade para alunos cuja renda familiar bruta mensal é de até 3 salários mínimos por pessoa.

 

 

Como é a seleção

A inscrição no Prouni é gratuita e o candidato pode escolher até duas opções de curso nas instituições de ensino de seu interesse, desde que façam parte do programa e disponibilizem bolsa para os cursos desejados.

 

A seleção é feita a partir do número de candidatos e a quantidade de bolsas ofertadas em cada curso.

 

Dependendo da faculdade, os estudantes pré-selecionados passam por um processo seletivo. Essa informação é fornecida na inscrição.

 

 

> Como funciona o Fies

O Fies é um programa de financiamento de estudo em faculdades privadas. O aluno estuda e paga o curso quando se formar.

 

Quem pode participar

Qualquer estudante que tenha concluído o ensino médio e realizado a prova do Enem a partir de 2010 pode pleitear a ajuda do Fies.

 

Para isso, é necessário que a média mínima do Enem seja de 450 pontos e o candidato não pode ter zerado a redação. Treineiros não podem participar do Fies.

 

Como é o financiamento

O Fies é oferecido a pessoas cuja renda familiar mensal bruta per capita é de até 3 salários mínimos.

 

Cidadãos inscritos no CadÚnico podem se candidatar ao Fies Social, destinado a pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

 

 

> Como funciona o ingresso direto

Estudantes podem entrar em faculdades privadas apresentando a nota do Enem e da prova de redação. Os critérios de seleção variam conforme as instituições e são elas que determinam se aceitam a nota mais recente ou de qualquer edição do Enem a partir de 2010.

 

Também cabe a cada faculdade estipular qual é a média geral de pontuação do exame e da redação necessárias para ingresso na instituição. Algumas faculdades aplicam um exame ou entrevistam o interessado antes de efetivar a matrícula.

 

Na ESPM, o candidato pode apresentar a nota de qualquer edição anterior ao ano da oferta de vagas. O estudante deve ter uma média geral de pelo menos 580 pontos e nota mínima de redação de 600 pontos na mesma prova.

 

Saiba mais sobre como utilizar a nota do Enem para entrar na ESPM.

 

 

Qual a validade da nota do Enem?

A duração da nota do exame varia conforme sua finalidade. Confira:

 

  • Prouni: dois anos de validade. Quem fez o exame em 2022 pode usar em 2023 e 2024 e assim sucessivamente.

 

  • Sisu: tem validade de um ano.

 

  • Fies: aceita as notas de qualquer exame realizado a partir de 2010.

 

 

 

LEIA TAMBÉM:

Preparação para o Enem: veja se você está no caminho certo

Quiz do Enem: faça um minissimulado da prova

7 dicas para aumentar o seu repertório para o Enem

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER