LOADING

Digite para buscar

“Visible Thoughts” e a importância do jornalismo para a quebra de preconceitos

Compartilhe

Campanha do jornal sueco Göteborgs-Posten mostra a importância do jornalismo para nos informarmos e não vivermos de preconceitos

Por Gabriela Fernandes

Ao longo do dia julgamos diversas pessoas que não conhecemos, desde aquela que senta ao nosso lado no ônibus até a que passa por nós na rua. O jornal sueco Göteborgs-Posten resolveu fazer uma campanha que mostra a importância do jornalismo para obtermos informações e não vivermos de preconceitos.

A ideia do vídeo que ganhou o título de Visible Thoughts foi convidar algumas pessoas que estavam passando pela rua a sentirem o preconceito “na pele”. Como? Posicionando-as sentadas atrás de uma vitrine, sujeitas a serem julgadas por indivíduos que escreviam suas primeiras impressões sobre elas baseadas apenas em sua aparência. Essas opiniões depois eram exibidas numa tela ao lado da vitrine.

O intuito da campanha é expor o preconceito que acontece todo dia, pessoalmente ou na internet. Isso isso é mostrado através de algumas das palavras que foram relacionadas às mulheres que concordaram em participar do experimento como “p*ta”, “rasa”, “falsa” e “estúpida”. Além de outras que foram relacionadas a um homem que julgaram ser muçulmano por sua barba e cor de pele, como “terrorista”. 

Mais de 6.000 pessoas participaram da campanha, gerando consciência do problema e de como a falta de conhecimento alimenta ainda mais o preconceito, ressaltando que um melhor entendimento dos acontecimentos do mundo pode impedir de continuarmos julgando um ao outro o tempo todo.

LEIA TAMBÉM:

10 coisas que ninguém nunca te contou sobre a rotina de um jornalista

9 filmes para entender a importância do jornalismo

Pergunta sincera a estudantes de jornalismo: como vender algo que nem mesmo você paga para ter?

View my Flipboard Magazine. View my Flipboard Magazine.
Tags:
Newronio ESPM

Blog sobre criatividade escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *