LOADING

Digite para buscar

Empresa de design cria fonte de Greta Thunberg

Compartilhe

Fonte é baseada em cartazes escritos pela ambientalista em manifestações pelo meio ambiente

Por Gabriela Fernandes

Greta Thunberg, uma ambientalista sueca de apenas 16 anos, tem sido assunto em canais de comunicação de todo o mundo por seus duros discursos sobre as consequências do aquecimento global. Ela ganhou ainda mais destaque no cenário internacional em setembro por sua atuação em greves climáticas na chamada “Semana Global do Futuro” ou “Climate Strike”. Ativistas de diversos países reproduziram as palavras de Thunberg. E um grupo de criativos criou uma fonte baseada nos cartazes escritos por Greta.

A fonte foi projetada pelo ex-diretor criativo da Escola de Artes Visuais de Nova York, Tal Shub, juntamente com um time de colaboradores de sua empresa de design focada no clima, a Uno. O grupo se sentiu completamente inspirado pelos discursos da garota por ainda ser muito jovem e já estar envolvida com questões tão importantes como o aquecimento global.

Shub relatou que quando viu os cartazes de Greta pela primeira vez, ficou muito impressionado com a clareza na transmissão da mensagem. Por isso, pareceu ser justo fazer com que as letras das poderosas palavras que iniciaram esse movimento estivessem à disposição de todos.

O grupo de criação da Uno começou procurando pelos cartazes de Thunberg na Internet e acabaram usando dois como base para fazerem o tipo de letra da fonte. Depois de extraírem as letras dos cartazes, eles as transformaram em formato vetorial para padronizá-las quanto ao tamanho, à proporção e à espessura.

A intensão nunca foi criar a fonte mais bonita de todas e sim manter-se fiel às imperfeições da caligrafia que transmitem uma mensagem tão forte e importante. A fonte que ganhou o nome de “Greta Grotesk” não serve para documentos corporativos, mas é perfeita se sua intenção for fazer sua mensagem ser alta e clara em um pôster.

“Greta Grotesk” está disponível gratuitamente para download.

Fonte Greta Grotesk

LEIA TAMBÉM:

Designer italiana reúne mais de 650 símbolos de civilizações antigas em enciclopédia digital para artistas

Como seria o iPhone se tivesse sido criado nos anos 1980

Artista imagina como seria o sertão nordestino em um mundo cyberpunk

View my Flipboard Magazine.
Tags:
Newronio ESPM

Blog sobre criatividade escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *