LOADING

Digite para buscar

Pagamentos por WhatsApp: como evitar golpes

Compartilhe

Manter o app atualizado e ativar a confirmação em duas etapas são cuidados extras que devem ser tomados para evitar possíveis golpes pelo WhatsApp

O WhatsApp lançou um novo recurso que permite transferir dinheiro e fazer compras em uma instituição por meio de um aplicativo de mensagens sob proteção da plataforma Facebook Pay. Como especialista em direito digital, vejo essa solução como um serviço relevante e muito útil para os usuários. Mas, como em qualquer outra transação financeira online, é preciso tomar cuidados para não cair em golpes.

Inicialmente, o serviço será fornecido aos clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi que possuem cartões de crédito ou débito Visa ou Mastercard. A transação será processada pela Cielo e não fornecerá taxas para consumidores e pessoas físicas. A empresa deve pagar por cada transação. Pequenas empresas são o foco principal desta versão.

Trata-se de um recurso que traz praticidade e conveniência aos usuários, pois permite que as transações sejam feitas rapidamente dentro do aplicativo sem burocracia. É especialmente interessante considerando que estamos em um período de isolamento social, em que as pessoas estão cada vez mais se voltando para os serviços digitais.

Mas é preciso ter cuidado! Com um maior número de pessoas usando dinheiro na Internet, o risco de fraude também aumentará. Por isso, devemos nos proteger dos golpistas.

Embora o sistema tenha adotado uma série de medidas de proteção, como o uso de senhas e biometria, os usuários devem tomar algumas precauções extras, como manter o aplicativo atualizado, usar software antivírus e nunca passar senhas para terceiros.

Outro cuidado importante é configurar a confirmação em duas etapas, um recurso que funciona como uma camada extra de segurança para sua conta. Essa é uma precaução muito simples, mas que poucas pessoas utilizam. Trata-se da adição de uma senha adicional para acessar a conta.

Para ativar a confirmação em duas etapas, no WhatsApp abra: Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.

LEIA TAMBÉM:

Hacker revela o maior erro que as pessoas cometem na internet

Vigilância em massa em tempos de pandemia é um mal necessário?

Como identificar perfis fakes e bots na internet

Tags:
Luiz Carlos Corrêa

Professor de direito da ESPM e Membro da Comissão de Direito Digital da OAB/SP. Possui Graduação em Direito, Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Direito - Função Social do Direito.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *