O comercial mais Black Mirror que você já viu

Agência Argentina critica os algoritmos em comercial para divulgar o Portland International Film Festival (PIFF)

 

Por Luísa Serpelloni 

 

A agência Argentina “La Comunidad” produziu um comercial com crítica aos algoritmos para divulgar o Portland International Film Festival (PIFF), que ocorreu dia 7 de março em Portland, Oregon, EUA.

 

O comercial é claramente uma crítica aos algoritmos usados em streamings, que acabam escolhendo por você, com listas como “Filmes que talvez você goste” e “Para você que assistiu tal filme, talvez goste desses”. É o algoritmo que também monta a página inicial do aplicativo baseado nas suas preferências, o que estimula a pessoa a escolher determinado filme.

 

 

Já o PIFF é diferente, visto que são outras pessoas que escolhem para você o que vai assistir, o que acaba sendo muito mais humano. É justamente essa crítica que o comercial faz ao contar a história de Lucy.

 

Podemos observar que a produção tem uma vibe Black Mirror. A série faz diversas críticas as tecnologias, mostrando as consequências do abuso das mesmas, inclusive dos próprios algoritmos.

 

Um episódio que mostra isso é o “Hang the Dj”, quarto da quarta temporada da série. Algoritmos são usados para juntar casais, como se fosse um tinder mais elaborado.

 

 

Outro episódio, chamado “Nosedive” (primeiro da terceira temporada) fala sobre o fato dos números controlarem nossa vida atualmente. Essa crítica também aparece no comercial quando Lucy precisa esperar 24 minutos para ser atendida por conta da sua classe social.

 

 

Além do comercial ser muito bem produzido, também faz uma crítica a essas novas tecnologias e o quanto elas controlam nossa vida. Obviamente é um cenário exagerado, mas não está tão longe assim de acontecer.

 

Conteúdo originalmente publicado no Newronio, blog escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER