10 coisas que você aprende na faculdade de Design de Moda

Coordenadora deste curso na ESPM aponta habilidades que os alunos desenvolvem ao longo de quatro anos de estudo 

 

Pensando em fazer faculdade de Design de Moda? A especialização voltada para o mercado de moda está sob um amplo “guarda-chuva” do Design como um todo, sendo amplamente beneficiada por esses conhecimentos, especialmente porque permite inúmeras aplicações em negócios dessa ampla cadeia criativa. “O conjunto de disciplinas, clássicas, teóricas, práticas e cada vez mais com forte apelo tecnológico, são voltadas ao desenvolvimento de diferentes habilidades desde os primeiros semestres”, explica a professora Carolina Bustos, coordenadora do curso de Design de Moda da ESPM.  

 

“Não só para o processo industrial, que é apenas um dos muitos segmentos, talvez o que mais vem à ideia das pessoas. Também vai muito além do aprender a costurar e do universo das passarelas e das grandes grifes. Mas não só: o grande diferencial do curso é poder atuar em todas as etapas dos negócios, em vários contextos e nichos.” 

 

Confira, a seguir, 10 habilidades que os alunos desenvolvem ao longo dessa graduação: 

 

1. Trabalhar em empresas e ateliês de design, nacionais e internacionais 

Aqui o campo é vastíssimo. Dependendo da área de atuação desse negócio, pode englobar uma ou mais atividades, que vão desde a produção de moda, styling até consultoria e o desenvolvimento de coleções completas (roupas e acessórios) em diferentes segmentos. 

 

2. Empreender 

 O curso capacita também para a criação de marca própria e de coleções completas, desde a concepção das mesmas ao lançamento dos produtos finais, passando pelo pós-venda e experiência do consumidor. 

 

3. Marketing de moda 

Aplica os conceitos dessa área em todas as etapas da criação de novas marcas ou das já estabelecidas. 

 

4. Produção fotográfica 

Além da teoria, desenvolve a criação de múltiplos conteúdos, bem como e suas linguagens visuais específicas. 

 

5. Design editorial 

Por meio de fotografia, narrativas e princípios próprios, tem o objetivo de agregar valor às roupas, suas referências, inspirações. Difere de ensaios fotográficos ou de catálogos tradicionais e peças promocionais, que também entram no rol de outras possibilidades de atuação. 

 

6. Atuar em multiplataformas 

Com as novas possibilidades oferecidas pelo metaverso, esse ambiente deve trazer novas oportunidades de trabalho no mundo digital, indo além do que já se vê hoje, especialmente para o graduado em moda que já atua nas plataformas já conhecidas (consultor, provedor de conteúdo para diferentes redes sociais, em e-commerces de marcas; como estrategista de negócios digitais etc.).

 

7. Técnicas de modelagem 

O aluno aprende (e entende) diversas técnicas e formas de produção como uma das etapas do negócio para aplicar em diferentes indústrias. 

 

8. Metodologias e processos da indústria 

Faz a ponte entre a parte criativa e a prática, graças ao amplo conhecimento da composição de materiais, maquinários, ergonomia, prototipagem, entre outros. 

 

9. Desenvolvimento comercial 

Foca na especificidade dessa etapa, tanto para o slow quanto para o fast fashion, para criações conceituais e autorais. 

 

10. Programação digital e análise de dados, integrados à comunicação e marketing 

Permitem que o profissional possa ocupar cargos estratégicos, graças à formação também na área de negócios. O conteúdo inclui o conhecimento de softwares específicos para as áreas de desenvolvimento de projetos e de produtos, além dos relacionados à gestão, à produção e às finanças, essenciais (especialmente) ao mercado de larga escala. 

 

 

LEIA TAMBÉM:

Descubra os salários de quem se forma em Design de Moda

Graduação em Design de Moda: tudo o que você precisa saber

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER