Conheça 8 formas de fazer faculdade de graça ou pagando parcialmente

Conheça diferentes opções de bolsas para o ensino superior e veja os requisitos para estudar de graça ou pagando apenas parte do curso 

 

Existem diversas possibilidades de ingressar na faculdade de graça ou pagando parcialmente o curso. Acompanhe a seguir os tipos de bolsas e financiamentos de estudos que existem atualmente e saiba o que fazer para conseguir estudar sem se preocupar com a mensalidade. 

 

 

1. BOLSA INTEGRAL

 

O que é 

É uma bolsa de estudo que custeia 100% de todas as despesas com matrículas e mensalidades do curso de graduação em uma universidade particular.  

 

A quem se destina 

A todos os estudantes que não têm condições financeiras de arcar com os custos dos estudos. 

 

Como é o processo seletivo  

As universidades privadas possuem critérios próprios de concessão de bolsas, que podem ser, por exemplo, a renda familiar ou a nota do Enem, e o candidato deve ser informar na instituição de ensino em que deseja estudar. 

 


2. BOLSA PARCIAL RESTITUÍVEL 


O que é
 

É uma bolsa custeada parcialmente pela universidade. Após a graduação, o aluno paga o montante emprestado em parcelas mensais por um período determinado pela instituição de ensino. 


A quem se destina
 

A todos os estudantes que necessitem de custeio parcial. O percentual concedido varia conforme a universidade, bem como os critérios de avaliação da comprovação de renda do candidato e da sua família.  

 

Como é o processo seletivo  

Os candidatos à bolsa devem participar do Processo Seletivo do ENEM e/ou do vestibular do curso desejado. A quantidade de bolsas disponíveis fica a critério da universidade. 

 

 

3. BOLSA SOCIAL 

 

O que é 

Trata-se de uma bolsa de estudos para alunos que atendam a critérios de renda familiar pré-definidos pelo Governo. O benefício é 100% integral ou parcial em 50%. Esse percentual está previsto na Lei 12.101 de 2009, mas pode ser alterado pela instituição de ensino. Essa, inclusive, pode estipular outros fatores de avaliação de seleção, como a classificação do aluno no vestibular, por exemplo.  


A quem se destina
 

A bolsa contempla estudantes de um grupo familiar em que a renda mensal de cada pessoa empregada seja de 1,5 a 3 salários mínimos.  

 

Como é o processo seletivo  

Os candidatos que atenderem aos critérios econômicos previstos para a seleção à bolsa devem se inscrever no edital da universidade em que foram aprovados no vestibular. 

 

 

4. BOLSA ATLETA

 

O que é 

Algumas universidades particulares oferecem bolsa de estudos para atletas que tenham elevado desempenho em competições esportivas, como acontece em instituições de ensino norte-americanas.  

 

A quem se destina 

A bolsa está disponível para estudantes-atletas que tenham excelente desempenho esportivo. Os candidatos à Bolsa Atleta em universidades privadas têm que apresentar comprovação de renda familiar de cada pessoa que trabalha e outros documentos a critério da instituição. Na ESPM, por exemplo, a bolsa contempla quem comprova renda mensal bruta entre 1,5 e 4 salários mínimos por membro da família.  

 

Como é o processo seletivo  

O candidato deve prestar vestibular na universidade desejada e, depois de aprovado, participar de uma seleção no departamento Atlético da entidade para comprovar seu desempenho esportivo. 

 

 

5. SISU

 

O que é 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma do Ministério da Educação que seleciona estudantes que se inscreveram para concorrer a vagas de graduação oferecidas por universidades públicas e institutos de ensino. 

 

A quem se destina 

A todos os estudantes que prestaram o último exame do Enem e tiraram nota maior que zero na redação. Treineiros, ou seja, menores de 18 anos sem o ensino médio completo que prestaram o exame para fazer uma auto avaliação não podem concorrer à vaga. 

 

Como é a seleção
Quando se inscreve no Sisu, o candidato escolhe até dois cursos ofertados pela instituição de ensino. Se não for selecionado pode entrar para uma lista de espera, por meio de manifestação de interesse. 

 

Onde se inscrever
Os candidatos devem se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

 

 

6. PROUNI

 

O que é 

Criado pelo Governo Federal, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) oferece, semestralmente, bolsas de estudo integrais ou parciais em universidades particulares. 

 

A quem se destina 

A estudantes que comprovem que cada membro da família que trabalha tenha renda de até 1,5 ou de 3 salários mínimos. Quando a renda for de até 1,5 salário, a bolsa é integral. Já para 3 salários, o custeio é de 50% do valor da mensalidade. 

 

Como é a seleção
O candidato deve ter participado das duas últimas edições do Enem e ter conquistado pelo menos 450 pontos de média nas cinco provas da avaliação, além de apresentar uma nota de redação maior que zero. Não podem concorrer à vaga estudantes treineiros – menores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio e prestaram o exame a título de auto avaliação.
 

Onde se inscrever
Os candidatos devem se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

 

 

7. FIES

 

O que é 

Criado pelo ministério da Educação, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece financiamento para cursos de graduação em universidades particulares. Enquanto faz o curso, o estudante paga mensalmente sua parte no financiamento. O percentual pago pelo governo é definido com base em um cálculo que leva em conta o rendimento mensal familiar e o valor da mensalidade cobrada pela universidade, mas desde 2018 o mínimo de apoio financeiro são 50%. 

 

A quem se destina 

Estudantes de uma família em que a renda mensal bruta por pessoa seja de até 3 salários mínimos. 

 

Como é a seleção 

Podem se candidatar ao financiamento estudantes que tenham participado do Enem, obtendo média igual ou superior a 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. Os alunos podem indicar até três opções de curso e serão classificados de acordo com o número de vagas e das notas do Enem, levando-se em conta a seguinte sequência de preferência, conforme citado no site do Fies: “candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado; candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado”. 

 

Onde se inscrever
Os candidatos devem se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

 

8. EDUCA MAIS BRASIL

 

O que é
Trata-se de um programa nacional que oferece bolsas de estudo de até 70% em cerca de 35 mil instituições filiadas. A iniciativa abrange não apenas o ensino universitário, sendo estendida para o ensino fundamental e médio, cursos técnicos e de línguas, entre outros. 


A quem se destina

A todo o tipo de estudante que não pode pagar o valor total da mensalidade, desde que não tenha vínculo com a instituição de ensino.


Como é a seleção

Para ingressar no Educa Mais Brasil, basta o candidato entrar no site e buscar no programa o curso que deseja. Em seguida ele é direcionado para uma página com a relação de universidades que ofertam o curso e o valor da bolsa. Após a análise do formulário de inscrição pela entidade, o requerente é comunicado se foi ou não aceito.


Onde se inscrever

Os candidatos devem se inscrever no site do Educa Mais Brasil. 

 

 

LEIA TAMBÉM:

Como escolher uma faculdade: 7 dicas para definir o curso e a instituição

Entenda a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER