10 profissões para quem se forma em Cinema e Audiovisual  

É possível trabalhar em filmes, séries, redes sociais e no ambiente corporativo. Conheça algumas funções para os graduados na área 

 

A graduação em Cinema e Audiovisual permite que o profissional desempenhe diversos papeis em uma produção, seja para o cinema, a televisão, as redes sociais, a publicidade e o universo corporativo. Tudo depende, claro, da área que mais chama a sua atenção e com a qual você se identifica. Conversamos com Tainá Xavier, professora de Direção de Arte do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM no Rio de Janeiro, para saber quais são as principais profissões para quem se forma na área e o que se faz em cada uma delas.
 

1. Produtor executivo

É o dono do projeto, pois cabe a ele viabilizar a execução do filme, série ou novela, entre outros produtos. Esse profissional busca os recursos financeiros para que a obra aconteça. Ele pode encomendar um roteiro específico ou a adaptação de uma obra literária e montar toda a equipe de gravação, inclusive escolhendo o diretor e outras pessoas-chave da produção. Também é quem define os festivais e mostras em que o filme, documentário ou série vai ser apresentado. É por isso que quando uma obra ganha um prêmio como o Oscar de Melhor Filme, quem sobe ao palco para receber a estatueta é o produtor e não o diretor.  

 

2. Roteirista

O profissional pode desenvolver roteiros próprios e oferecê-los a produtores ou trabalhar sob encomenda, inclusive com outras pessoas escrevendo capítulos de séries, novelas ou reality shows. Roteiristas também escrevem para publicidade, clipes de música, documentários, cursos vendidos em plataformas online, apresentações corporativas ou vídeos de treinamento.

 

3. Diretor de produção

Cuida da gestão da filmagem, coordenando os assistentes responsáveis pela logística do trabalho. Sua atuação depende da complexidade do projeto, que pode envolver a busca da autorização para filmar em uma grande avenida de uma cidade, o transporte da equipe até o local da filmagem, a hospedagem e a alimentação de todas as pessoas que trabalham no set, entre outros detalhes importantes para o bom andamento do trabalho. 

 

4. Diretor

É quem pensa o projeto estético-narrativo do produto audiovisual, dando o tom do que vai ser feito. Esse profissional trabalha alinhado com os diretores de fotografia, de arte e som. É quem dá o caminho de como vão ser os enquadramentos e o formato da imagem, define se os atores precisam de um determinado tipo de preparo, conversa com o figurinista para a concepção dos figurinos. Enfim, todas as escolhas do que vai ser feito no set passam pelo diretor. Em séries, não é raro haverem diretores diferentes para cada capítulo.

 

5. Assistente de direção

Muitos profissionais começam a trabalhar na área de audiovisual ocupando essa função, que é a que literalmente manda no set, pois lida com todas as áreas envolvidas na produção. Entre várias atribuições, o assistente de direção faz o plano de filmagem de acordo com a disponibilidade do elenco, da locação e dos equipamentos. Ele entende o dimensionamento e as eventuais dificuldades de gravação e elabora o cronograma de filmagem diário, onde consta a ordem de tudo o que vai ser feito.  

 

6. Diretor de fotografia

É quem traduz o projeto estético-visual do filme e o executa. Define que tipo de lentes vão ser usadas nas filmagens, os filtros, como uma imagem vai ser trabalhada na pós-produção e os movimentos de câmera durante as gravações. O diretor também escolhe o tipo de iluminação nas tomadas em estúdio e nas externas. Também existe o profissional que fotografa as filmagens produzindo material de divulgação e faz o making of da produção.

 

7. Diretor de arte

Esse profissional é o cabeça de uma equipe que cuida de toda a cenografia, a qual envolve a construção dos cenários em estúdio ou externo, a escolha de locação para as gravações ao ar livre e os objetos de cena, incluindo veículos de época e animais. Também trabalha alinhado com o pessoal do figurino e da maquiagem. Tudo o que o espectador vê na tela tem o olhar do responsável pela direção de arte. 

 

8. Continuísta

Tem papel superimportante no set, porque que é quem confere se tudo o que foi proposto pelo diretor foi filmado. Por exemplo: em uma cena com dois personagens será mostrada a paisagem que um deles vê através da janela enquanto fala. O continuísta tem de checar se essa tomada está gravada para ser inserida na edição. Ele também zela pela continuidade das cenas, cuidando para que a bebida em um copo esteja na medida correta em relação à última cena filmada com o mesmo copo.   

 

9. Técnico de som

É a pessoa que ouve todos os sons enquanto uma cena é gravada. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o som não é captado na câmera, mas sim na mesa de som, pois isso permite limpar ruídos. Então, cabe ao técnico cuidar desse trabalho de registro sonoro.
 

10. Editor de imagem e de som 

Quando todas as cenas foram filmadas começa a etapa da montagem, em que se editam as imagens e o som. É a fase da costura visual das cenas, do processo de correção de cores das imagens, da inserção de efeitos sonoros, como o de um vidro quebrando ou uma porta que bate, e da trilha sonora.  

 

LEIA TAMBÉM:

Descubra os salários de quem se forma em Cinema e Audiovisual

 

Cinema e Audiovisual: 6 coisas que você aprende na graduação

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER