Cinema e Audiovisual: 6 coisas que você aprende na graduação

Professores do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM explicam os principais assuntos ensinados no curso

 

Cinema e Audiovisual é uma graduação multifacetada que ensina desde a criação do roteiro até a distribuição de um filme. Para entender melhor o que se aprende no curso, o #TMJ conversou com os professores Tainá Xavier Pereira Huhold, Hadija Chalupe da silva, Pedro Butcher, Gabriel Marinho e Antoine d´Artemare, da graduação em Cinema e Audiovisual da ESPM Rio. Confira a seguir 6 coisas que os estudantes aprendem no curso:

 

 

1. Linguagem e estética

Não basta ter uma ideia. É preciso ter uma bagagem teórica que viabilize colocar as intenções no papel e depois transformá-las em imagens. Para isso, o aluno aprende Teorias da Comunicação e Linguagens do Audiovisual, Semiótica e História da Arte Audiovisual, entre outros temas.

 

 

2. Desenvolvimento
A definição do argumento do filme e como ela vai ser apresentada visualmente é aprendida em disciplinas como Argumento, Pesquisa e Desenvolvimento da Linguagem Audiovisual e Ciências do Comportamento, O Cinema e As Produções Audiovisuais.

 

 

3. Conhecimento e sensibilização

Compreender a forma das coisas é tão importante quanto saber como contar uma história. O curso ensina o aluno a entender os porquês da escolha de narrativas, do tipo de música, dos recursos iluminação ou da posição de câmera, que são todos pensados para despertar sensações de acordo com o tipo de produção – terror, drama, romance, comédia, documentário ou animação.

 

 

4. Dinâmicas do mercado

Outro aspecto importante de uma produção de cinema ou audiovisual é saber como se constrói a linguagem para o público a quem a história e o produto, incluindo um game ou peça de storytelling, se destina. É para ser veiculado na televisão? É a adaptação de uma obra literária? É um documentário ou produto voltado ao público infantil? Tudo isso deve ser pensado para o produto.

 

 

5. Ciclos de produção
São várias as etapas da produção de uma peça audiovisual. Elas vão desde a produção executiva, que compreende a captação de recursos, à execução em si. Aqui entra o aprendizado de noções de direção, direção de fotografia e de arte, cenografia, edição de imagens e montagem, sonoplastia e figurino, entre as principais.

 

 

6. Divulgação

Quando o filme está pronto, vêm as fases da distribuição, da exibição e da sua apresentação em mostras e festivais de cinema ou afins. Nessa etapa entram também montagem de plano de mídia, direito autoral e defesa e venda do projeto, no caso do oferecimento de uma produção independente para um canal de streaming, por exemplo.

 

 

LEIA TAMBÉM:

7 mitos sobre a carreira em Cinema e Audiovisual

 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER