4 perguntas que todo recém-formado faz quando consegue o primeiro emprego

Confira questionamentos comuns entre profissionais que estão dando os primeiros passos na carreira


Depois de concluir o curso na faculdade, uma das principais preocupações de um recém-formado é quando ele vai conseguir o primeiro emprego. Essa conquista é um grande passo para quem está começando uma carreira. No entanto, é comum que alguns questionamentos sejam feitos no meio do caminho. Confira quatro perguntas que todo profissional faz quando entra no mercado de trabalho:

1. O que muda agora?

A principal diferença entre o estágio e o primeiro emprego é o grau de responsabilidade que o funcionário vai ter com as suas demandas. Cada empresa tem o seu grau de exigência. No entanto, ao contrário do que acontecia na época da faculdade, você não vai mais ser considerado alguém que está aprendendo a trabalhar na área. Agora, você já tem uma experiência profissional. Porém, também vale lembrar que isso não te impede de ter dúvidas sobre a forma como deve realizar determinadas tarefas.


2. Estou realmente preparado? 

É comum se sentir inseguro no começo. Mas também é importante tomar cuidado e evitar que isso te impeça de alcançar os seus objetivos. Lembre-se do que você aprendeu enquanto estava na faculdade e da experiência que você adquiriu durante o período de estágio. Acredite, você não vai encontrar nada muito diferente do que já vivenciou nesses espaços.


3. E se eu enfrentar algum tipo de dificuldade? 

Apesar da sua formação, você nunca vai começar um trabalho sabendo de tudo. As empresas se organizam de maneiras variadas e adotam modelos próprios de administração. Por isso, não tenha medo de perguntar. É normal ter dúvidas durante o seu período de adaptação. Converse com os seus colegas e esteja disposto a aprender coisas novas.


4. Vou trabalhar com isso para sempre? 

Nenhum emprego é eterno. Porém, é importante encarar as primeiras oportunidades como um ponto de partida para algo que você deseja alcançar no futuro. Mesmo que esses trabalhos não tenham uma ligação direta. Lembre-se que, além de enriquecerem o seu currículo, essas experiências também te dão mais visibilidade no mercado e te tornam um profissional mais preparado.

 

LEIA TAMBÉM:

Como será o mercado de trabalho do futuro


Quiz: descubra se você está preparado para entrevistas de emprego

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER