8 informações que você pode remover do currículo

Coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM explica por que algumas informações são desnecessárias ou não fazem sentido atualmente


Entre as informações essenciais de um currículo estão contatos, objetivo, qualificações, formação acadêmica, idioma, cursos e histórico profissional. Porém, com uma vida profissional longa (ou nem tanto assim) você pode cair na tentação de turbinar o seu CV com o intuito de “encher páginas”, especialmente quando faltam experiências.


Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM, lista algumas informações que você não precisa colocar em seu currículo, confira:


“Curriculum vitae” no título

Informação totalmente desnecessária (o propósito já é esse, não?). No cabeçalho bastam nome, telefone e e-mail — e mídias sociais se forem relevantes para a vaga.


Estado civil, sexo ou se tem filhos

O objetivo é apresentar a sua vida profissional. Se tais questões vierem à tona, provavelmente serão em uma entrevista presencial.


Lugar onde mora

Somente se isso for um fator explícito na contratação. Caso contrário, também é assunto para uma conversa ou entrevista presencial durante o processo de seleção.


Número dos documentos

Desnecessário, ainda mais em conformidade com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O mesmo vale para assinatura.


Fotografia

No Brasil não é necessária, mas ainda utiliza-se nos Estados Unidos e em outros países.


Trabalho voluntário/hobbies

Apenas fazem sentido para candidatura se a empresa tem como valor essas informações dentro do seu perfil. Ninguém precisa saber o que você faz nas horas vagas.


Peso/altura

A não ser que você seja modelo! Ou qualquer outra profissão em que essas informações sejam essenciais (risco para a atividade em questão, por exemplo).


Termos autoelogiosos

Lutador, pensar fora da caixa, sinergia, proativo são alguns deles.

 

LEIA TAMBÉM:

Conheça os 6 itens mais importantes de um currículo


O que colocar no currículo quando se busca o primeiro emprego

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER