7 profissões para quem se forma em Design Visual

Diretor de arte, digital designer, brand designer, produtor gráfico e mais. Conheça as funções que podem ser exercidas por quem segue carreira como designer visual  

 

Buscando o que faz um profissional de Design Visual? De acordo com Mara Martha Roberto, coordenadora da graduação em Design Visual da ESPM, o mercado de trabalho oferece possibilidades para quem se forma nessa área que vão além do design gráfico. “O estudante que opta por cursar Design Visual trilhará um caminho bastante aberto que possibilitará o futuro designer trabalhar tanto na área gráfica – identidade visual, editorial, embalagem, sinalização –, como na área digital – criação de interfaces de aplicativos, UX, UI, design de serviços, mas principalmente na integração dessas áreas, com a lente do design e pensamento estratégico”, afirma. Confira a seguir algumas das profissões que quem escolhe essa carreira pode exercer.  

 

1. Designer gráfico  

Trata-se do profissional que desenvolve o conceito visual de um projeto, seja ele veiculado de forma impressa ou digital. “É o responsável pela criação de produtos gráficos equilibrando sempre aspectos visuais com a mensagem”, explica a professora. “Quanto mais experiência, maior autonomia de criação”, completa.  

  

2. Diretor de arte   

Entre as atribuições de um diretor de arte está gerenciar as atividades que envolvem a concepção artística e visual de um projeto. “É responsável por dar assistência ou coordenar a área de criação, garantindo o resultado esperado de todo processo de criação artística dos produtos de design desenvolvidos”, afirma Mara.  

   

3. Digital designer 

Como o próprio nome já adianta, esse é o profissional que vai atuar diretamente na elaboração e produção de projetos relacionados ao ambiente virtual, como sites, jogos e aplicativos. “Ux (User Experience) e UI (User Interface) Designers vão desenvolver produtos digitais e prototipagem aliando estética, função, experiência do usuário e interação positiva e amigável frente a sites, aplicativos, blogs e outros conteúdos da web”, comenta.  

  

4. Designer estratégico   

Esse é um departamento dentro do design que tem o objetivo de definir estratégias que otimizem a resolução de problemas e a sugestão de soluções criativas dentro de uma empresa, por exemplo. “É responsável por colaborar na tomada de decisões estratégicas dentro das organizações, a partir do entendimento do mercado, tendências, clientes, comportamentos e valores”, resume a coordenadora.  

 

5. Service designer 

Como o próprio título já informa, o trabalho do designer que assume esse posto envolve garantir a qualidade de um certo tipo de serviço. “É o profissional responsável por planejar e construir processos de serviços que atendam às necessidades dos consumidores, que abrange todas as áreas de serviço de atendimento ao cliente final, sejam analógicas ou digitais”, diz.  

  

6. Brand designer 

Trata-se do profissional que desenvolve a identidade visual de uma marca. Em poucas palavras, as responsabilidades desse tipo de designer incluem materializar os conceitos e os valores de uma certa empresa. “É responsável pela gestão de marca de uma empresa, atuando em campanhas, ações, redes sociais”, explica.  

 

7. Produtor gráfico

Entre as atribuições de quem assume o cargo de diretor de arte, estão prestar assessoria sobre soluções gráficas. “É responsável por planejar e orientar a elaboração de orçamentos da produção gráfica, fornecendo suporte técnico e orientação até a entrega do material ao cliente”, esclarece a professora.  

 

 

LEIA TAMBÉM:  

5 mitos sobre a carreira de Design Visual 

4 coisas que você aprende em uma faculdade de Design Visual 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER