Empatia, inteligência emocional, curiosidade e resiliência são algumas habilidades fundamentais para os jovens profissionais
As soft skills são fundamentais para qualquer profissional da atualidade. Mas podem ser consideradas ainda mais importantes para aqueles que estão começando a vida profissional. Afinal, nesta etapa da carreira em que se tem pouca experiência e os conhecimentos técnicos estão em desenvolvimento, as habilidades socioemocionais são as que serão avaliadas por recrutadores e lideranças. Com base em um artigo publicado pela Forbes, preparamos uma lista com as 10 soft skills mais importantes para quem está iniciando a vida profissional. Confira a seguir:
1. Empatia
Trata-se de uma habilidade fundamental não apenas para o mercado de trabalho. Pessoas empáticas conseguem entender o outro e agir melhor em determinadas situações. Além disso, profissionais com essa habilidade constroem relações de confiança com seus colegas e estabelecem conexões significativas.
2. Habilidade de influenciar os pares
Pessoas com essa característica conseguem influenciar seus colegas mesmo sem ser hierarquicamente superiores. Algo fundamental para empresas com estrutura matricial, em que a autoridade é descentralizada.
3. Inteligência emocional
É a habilidade de avaliar e controlar as próprias emoções, algo fundamental para trabalhar em equipe, lidar com situações adversas e tomar decisões assertivas.
4. Curiosidade e positividade
Ao iniciar uma jornada profissional é necessário aprender sobre o trabalho, a empresa e a indústria em que se está inserido. Por isso a curiosidade é essencial. Também é importante ser positivo, já que pedir ajuda será algo frequente e as pessoas estão mais dispostas a auxiliar aquelas com quem gostam de trabalhar.
5. Escuta ativa
Saber ouvir é algo fundamental em qualquer etapa da vida profissional, mas especialmente importante quando se está começando a carreira. Ouvir atentamente as orientações e conselhos de seus colegas o ajudará a se desenvolver mais rapidamente e a ser mais assertivo.
6. Humildade
É natural querer deixar sua marca e mostrar tudo o que aprendeu na faculdade quando se está começando a carreira. Mas nunca se deve abandonar a humildade, uma habilidade que facilitará o trabalho em equipe, te fará crescer e criará um clima de harmonia com seus colegas.
7. Habilidades de comunicação
Profissionais que se comunicam com clareza e de forma ponderada e inteligente se destacam em qualquer ambiente de trabalho. Automaticamente, são vistos também como potenciais lideranças.
8. Criatividade para resolver problemas
Pessoas com essa habilidade são muito valorizadas pelas organizações. Se você encontra soluções criativas para problemas complexos, deixe isso claro para os recrutadores contando experiências em que colocou em prática essa skill, seja em um estágio, na escola ou em algum trabalho voluntário.
9. Resiliência
O processo de aprendizagem pode ser demorado e de certa forma doloroso. Mas pense duas vezes antes de jogar a toalha. Afinal, ao abandonar determinada experiência você poderá deixar de aprender lições valiosas e demonstrará que talvez não esteja tão preparado para os desafios da vida profissional.
10. Habilidades de observação
Ler as entrelinhas, ver além do que é dito, notar comportamentos e padrões. Assim podemos descrever essa skill que nos dá a habilidade de prever problemas e agir antes que se tornem críticos.
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