5 dicas para estudantes universitários fazerem networking

Participar de eventos, ser autêntico e manter-se engajado estão entre as recomendações para quem tem interesse em ampliar a sua rede de contatos

 

Com origem no inglês, networking é uma palavra comumente utilizada no mercado de trabalho. Trata-se da construção de uma rede de contatos. De acordo com um levantamento feito pelo LinkedIn, 85% das vagas de empregos são preenchidas por meio de networking. Quer saber mais sobre esse tema? O #TMJ preparou uma lista com algumas dicas para os estudantes que pretendem aumentar as suas conexões profissionais. O conteúdo foi inspirado em um artigo publicado pela CNBC – um canal por assinatura dos Estados Unidos. Confira:

 

Participe de eventos e faça parte de grupos

Interagir é um fundamento básico para quem faz networking. Seja online ou de forma presencial. Eventos, grupos de interesse em redes sociais e até mesmo cursos sobre os mais diversos assuntos são formas de conhecer pessoas. O interesse em comum com outros participantes diminuirá as barreiras e fará com que você inicie conversas com mais facilidade.

 

Prepare pontos de discussão

Além de conhecer pessoas e ampliar a sua rede de contatos, também é necessário saber conduzir uma conversa. Por esse motivo, é interessante ter alguns pontos de discussão em mente. Isso não significa que você tenha que passar horas se preparando. Por exemplo, se você estiver procurando um emprego, fale sobre os seus planos de carreira, mesmo em situações mais casuais.

 

Seja você mesmo

Para além dos conhecimentos e das habilidades técnicas que uma vaga de emprego pode exigir de um candidato, a autenticidade é um diferencial. Em um trecho da reportagem publicada pela CNBC, ElBachir Chohaib, um veterano da New York City College of Technology, falou sobre reconhecer que ser você mesmo pode ser uma ferramenta poderosa. “A maioria dos alunos que se formam na faculdade tem as mesmas habilidades, a única diferença é que alguém pode te indicar, porque você tem boas soft skills. Então, apenas se apresente e seja a melhor versão do seu verdadeiro eu”, disse ele ao veículo norte-americano.

 

Seja engajado

Networking é um exercício que exige engajamento e esforço para conhecer pessoas. Por exemplo, se você estiver em um evento online além de ligar a sua câmera, procure fazer perguntas e deixar comentários no chat. Outra maneira de construir esse tipo de relacionamento é descobrindo como você pode ajudar os contatos da sua rede.

 

Mantenha contato

Conexões, sejam elas profissionais ou não, precisam de uma certa constância. Por isso, não deixe de se atualizar sobre o que as pessoas estão fazendo. Principalmente depois de conhecê-las. Pode ser que uma delas assuma um cargo em uma empresa ou em um setor no qual você deseja trabalhar. Ou podem postar uma oportunidade que seja do seu interesse.

 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER