Crise climática: tópicos que podem cair no vestibular e Enem

Com eventos extremos acontecendo em diversos locais do globo, professor da ESPM dá dicas do que pesquisar sobre o assunto para os exames deste ano

 

As atividades humanas intensificaram o efeito estufa e causaram mudanças extremas na natureza. É o que aponta o sexto relatório de análise do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC). 

 

Com um aumento da conscientização sobre a crise climática, é natural que o tema seja abordado em concursos, vestibulares e na prova do Enem. Mas o que estudar sobre o assunto para exames como esses? Para entender, conversamos com Marcus Nakagawa, coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS). Confira alguns tópicos indicados pelo professor: 

 

CATÁSTROFES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

O aumento das temperaturas na atmosfera, nos oceanos e na superfície terrestre resultou em alterações significativas no planeta, com ondas de calor, secas e a intensificação de tempestades. Nakagawa cita as catástrofes que aconteceram em 2024, incluindo as enchentes e furacões observados no Rio Grande do Sul e nos Estados Unidos, respectivamente, como possíveis assuntos abordados nas provas. 

 

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

A queima de combustíveis fósseis é uma das principais causas da emissão de dióxido de carbono no ambiente. Por isso, a busca por alternativas mais sustentáveis ganha cada vez mais importância, com o objetivo de reduzir a dependência do petróleo, carvão mineral e gás. É interessante que os candidatos pesquisem sobre transição energética e a escolha de fontes renováveis, como a solar e a eólica, além das novas opções de combustíveis, como o hidrogênio verde, os sintéticos e o gás natural renovável. Os carros elétricos híbridos também podem aparecer nas provas. 

 

CONSUMO CONSCIENTE

Para reverter o efeito estufa e a crise climática, é fundamental que a população tenha conhecimento sobre educação ambiental, entendendo a importância de diminuir os impactos na natureza. Isso inclui escolher produtos mais sustentáveis e apoiar empresas que adotam práticas responsáveis, além de reduzir o desperdício de alimentos, água e outros recursos. 

 

CONFLITOS GEOPOLÍTICOS

As mudanças extremas no clima podem gerar guerras e aumentar as disputas territoriais. Isso acontece porque as regiões que foram afetadas por furacões, chuvas intensas ou secas podem sofrer com escassez de recursos naturais e instabilidades econômicas, gerando tensões sociais e disputa por água e alimentos. O deslocamento populacional também é um fator relevante nos conflitos geopolíticos. 

 

LEIA TAMBÉM:

10 documentários sobre meio ambiente que estão na Netflix

5 dicas de como começar uma redação do Enem

Vestibular ESPM: tudo o que você precisa saber

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER