LOADING

Digite para buscar

10 documentários sobre meio ambiente que estão na Netflix

Compartilhe

Paisagens de tirar o fôlego, animais raramente vistos, apresentadores famosos e informação relevantes (e surpreendentes). Tudo isso e muito mais você vê nos documentários que selecionamos nessa lista

Com o aumento do desmatamento na Floresta Amazônica e questionamentos frequentes sobre a política ambiental do governo brasileiro, o assunto meio ambiente está diariamente no noticiário. Para te ajudar a entender mais sobre o tema, fizemos uma lista com 10 documentários sobre meio ambiente, vida selvagem e sustentabilidade que estão na Netflix e você não pode perder.

Nosso Planeta (2019)

Essa série documental é um espetáculo visual e de conteúdo. Apresenta paisagens incríveis e animais raramente vistos. Mais do que isso, mostra como as mudanças climáticas estão impactando todas as criaturas vivas. Ao longo desse tour pela natureza, passamos por áreas remotas do Ártico, somos contemplados com lindas paisagens africanas e conhecemos um pouco mais da diversidade das florestas da América do Sul. Ah, rola até uma visitinha às profundezas do oceano, lar de criaturas misteriosas e fascinantes.

Virunga (2014)

O doc acompanha o trabalho de guardas do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, que arriscam a vida para proteger os últimos gorilas-das-montanhas de caçadores. Um ato de amor a natureza e coragem. Foi indicado ao Oscar de melhor documentário em 2015.

Seremos História? (2016)

Uma viagem pelo mundo com Leonardo DiCaprio para investigar as consequências do aquecimento global e o que está sendo feito para revertê-lo. Ao longo dessa jornada, o ator entrevista líderes famosos como Barack Obama, Elon Musk e Papa Francisco. Vale muito ver!

Terra (2015)

Já percebeu como estamos cada vez mais nos afastando da natureza? É o que mostra esse documentário que examina as relações humanas com outras espécies na Terra e nos faz refletir sobre um tema fundamental: e se não pudermos sobreviver sem a vida selvagem?

Em Busca dos Corais (2017)

Um grupo de cientistas decide documentar o desaparecimento dos recifes de corais. Todo esse complicado processo, que envolve mergulhadores, fotógrafos e equipamentos especialmente desenvolvidos para esse projeto, é registrado nesse doc. Spoiler: a paixão de um dos pesquisadores pelo mar e pelos corais é emocionante.

One Strange Rock (2018)

Apresentada por Will Smith, essa série documental do National Geographic faz um raio-X da Terra mostrando o que torna nosso planeta tão especial. Entre os temas abordados – com depoimentos e análises de astronautas – estão como funciona a respiração na Terra, a tempestade cósmica violenta que ajudou a criar o planeta e a importância e os perigos do sol.

O Extermínio do Marfim (2016)

Os elefantes podem desaparecer por causa do comércio ilegal de marfim. É o que mostra uma equipe de documentaristas que se infiltrou em uma rede de tráfico internacional. O doc também mostra o outro lado dessa história, acompanhando ativistas que enfrentam caçadores para combater esse comércio ilegal, que leva toneladas de marfim da África para diversos continentes. A produção é de Leonardo DiCaprio.

Cowspiracy: O Segredo da sustentabilidade (2014)

O doc joga luz sobre um tema polêmico e pouco abordado: como a agropecuária intensiva está dizimando os recursos naturais do planeta e por que isso é ignorado por grandes grupos ambientalistas. Chocante e importante!

Tales by Light (2015)

O foco aqui não é meio ambiente, mas sim o que está por trás do trabalho de famosos fotógrafos. Ainda assim, em vários episódios as belezas de nosso planeta e a vida selvagem ganham protagonismo. Em Natureza Sagrada, primeiro episódio da segunda temporada, acompanhamos o trabalho de Jonathan e Angela Scott, que lutam para preservar a reserva Masai Mara, no Quênia. E em Predadores Incompreendidos, também da segunda temporada, acompanhamos o trabalho do fotógrafo subaquático Erick Cheng, que mostra que os tubarões não são as feras que imaginamos.

Mission Blue (2014)

Esse documentário retrata a campanha da oceanógrafa Sylvia Earle para salvar os oceanos de ameaças, como a pesca abusiva e os resíduos tóxicos. A ambientalista, que foi chamada pela revista Times de “heroína do planeta”, é responsável por uma campanha para criar uma rede global de santuários marinhos.

E aí, tem alguma outra dica? Deixe nos comentários!

LEIA TAMBÉM:

Startup norte-americana transforma lixo em energia limpa e combustível

#GlowingGone: as cores da extinção

McHive: O menor McDonalds do mundo

Tags:
Redação #TMJ

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *