Entenda como pedir transferência de faculdade

Saiba quem pode pleitear esse direito de mudar de instituição ou até mesmo de curso e confira todos os passos para tomar essa decisão

 

Pedir transferência de faculdade é mais fácil e comum do que você imagina: a mudança é prevista em lei e o que a regula é o artigo 49 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Isso significa que qualquer aluno matriculado em uma graduação tem esse direito e pode pedir mudança para outra instituição se houver vaga. Já a transferência ex officio é reservada a servidores públicos federais, civis ou militares, e embaixadores – que podem solicitar a troca a qualquer tempo, independentemente de existir ou não vaga na instituição escolhida.

 

“Além da transferência de faculdade, o aluno também pode mudar de curso?” A resposta é sim, desde seja por outro na mesma área de conhecimento (humanas, exatas ou biológicas). Um estudante de Medicina, por exemplo, não pode mudar para Administração, mas quem cursa Publicidade ou Filosofia pode optar por Jornalismo, por exemplo.

 

Se você considera solicitar transferência de faculdade, saiba como proceder:

 

Como pedir transferência de faculdade

 

1. Em primeiro lugar, termine o semestre

Sem concluir esse período, o aluno não terá aprendizado nem notas. E, para a nova faculdade, isso significa que o aluno não cursou o semestre, sendo necessário ingressar no anterior. Essa regra não é válida para aluno ex officio. Nessa situação, a universidade tem que aceitar a transferência do aluno a qualquer tempo, mesmo no meio do período.

 

2. Compare o conteúdo programático

Verifique os nomes das disciplinas na instituição desejada e como elas correspondem ao que já estudou. Dependendo do semestre em que estiver e do currículo da outra universidade, pode ser que tenha que voltar alguns semestres para compensar algumas disciplinas. Nessa hora, avalie se vale mesmo a pena refazer esse caminho (indo para uma faculdade de mais renome, pagando menos etc.), considerando que isso pode aumentar o tempo para se formar.

 

3. Tire todas as dúvidas

Cada instituição de ensino estabelece seus próprios critérios de aproveitamento do aluno. Portanto, converse com o coordenador do curso pretendido para apresentar os conteúdos estudados para uma possível avaliação do nível atual da sua formação e a possibilidade de eliminar matérias estudadas.

 

4. Saiba que os processos variam

A instituição de ensino tem autonomia para estabelecer os critérios do processo seletivo dos alunos que pedem transferência. Algumas entrevistam o candidato e avaliam uma redação feita por ele, explicando o motivo de querer estudar ali, enquanto outras aplicam um exame. Além disso, o interessado tem que comprovar que está matriculado e cursando uma faculdade e apresentar seu histórico, incluindo frequência nas aulas, e conteúdo programático.

 

5. Decisão tomada, fique atento aos calendários

As faculdades sempre oferecem vagas semestrais para a transferência, logo após a matrícula dos alunos novos e dos regulares. Por meio de um edital, a instituição de ensino comunica os cursos disponíveis e a quantidade de vagas.

 

6. Cancele a matrícula na antiga instituição

Avise de maneira formal que está se desligando da faculdade. Assim, ela pode disponibilizar a sua vaga para outro estudante e também para não constar como matrícula ativa, gerando débitos em seu nome.

 

Processo de transferência de faculdade

 

Para exemplificar como funciona um processo de transferência, consultamos o edital de transferências da ESPM. Veja como funciona:

 

Quem pode pedir transferência?

  • Aqueles regularmente matriculados em cursos de graduação idênticos ou afins, no período letivo de 2023/2, e que tenham cursado e concluído, no mínimo, uma série na sua instituição de origem.
  • Estudantes com a matrícula oficialmente trancada, desde que esteja dentro do prazo de validade, e que tenham cursado e concluído, no mínimo, um semestre letivo.

 

Aproveitamento de disciplinas

A oportunidade ou não de aproveitar estudos é da competência da instituição de ensino que ministra o curso a que se requer “equivalência” de disciplinas, observada a legislação vigente.

 

Documentos para transferência de faculdade

  • Histórico escolar com carga horária e médias;
  • Conteúdos programáticos das disciplinas cursadas;
  • Declaração de matrícula do período letivo de 2023/2 em que deve constar a situação de regularidade do ENADE.

 

Para saber mais sobre o processo de transferência para a ESPM, clique aqui.

 

LEIA TAMBÉM:

Descubra com quantos anos pode fazer faculdade

Qual faculdade fazer: conheça opções e veja como escolher

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER