Entenda o que é ensino superior e veja a importância para sua carreira

Do tecnólogo a graduação, conheça as modalidades de cursos superiores e esclareça as principais dúvidas sobre o tema

O ensino superior é a etapa educacional que vem depois da educação básica — compreendida pelo ciclo de estudos que engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o médio. Em geral, muita gente entende o ensino superior como fazer “faculdade”.

No entanto, a faculdade é uma das portas para a entrada no ensino superior, e normalmente a primeira, mas não a única. Isso porque, além da faculdade ou graduação em si, o ensino superior pode ser composto por diversos cursos com níveis e ciclos acadêmicos variáveis.


Qual a importância do acesso ao ensino superior?

Na prática, o ensino superior é um grande diferencial no mercado de trabalho: quem possui um curso universitário completo no Brasil ganha em média 140% a mais do que quem tem o ensino médio, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) — e, com uma pós-graduação, pode ultrapassar os 350%.

Outra pesquisa divulgada em 2020 pelo Instituto Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, mostra que a média salarial de quem concluiu a faculdade é de R$ 6.072,00, enquanto a média dos que concluíram apenas o ensino médio é de R$ 2.141,00, ou seja, 180% a mais no final do mês.

Além disso, também projeto a empregabilidade por nível de instrução.  Enquanto o número de vínculos empregatícios poderia diminuir 14,7% e 5,3% para  quem  tem   ensino   fundamental   e   médio,   respectivamente,   o   percentual deve cair apenas 1,3% para quem possui ensino superior completo, mantendo-se praticamente estável em 10,7 milhões de postos de trabalho.


Modalidades do ensino superior

O ensino superior, no Brasil, acontece em três modalidades: à distância (ambiente virtual, com aulas gravadas e encontros ao vivo); presencial (ambiente físico, aulas ao vivo e horários fixos); e semipresencial (híbrido entre o físico e EaD).


Graduação é ensino superior

No Brasil, o primeiro nível do ensino superior — graduação — é composto por quatro modalidades de cursos diferentes, que oferecem diploma ou certificado após a conclusão:

  1. Bacharelado: tem duração média entre três e seis anos, com disciplinas teóricas e práticas, dependendo da escolha.
  2. Licenciatura: titulação para quem deseja seguir carreira docente nos ensinos fundamental e médio, tanto das redes pública quanto privada.

Tecnólogo é considerado ensino superior?

Sim, tecnólogo, curso de tecnologia ou graduação tecnológica são considerados cursos de ensino superior e necessitam do diploma de conclusão do ensino médio para o ingresso. Permitem, inclusive, cursar qualquer tipo de pós-graduação, lato sensu, stricto sensu ou MBA, após sua conclusão. Duram de dois a três anos, com grade voltada para o mercado e prática de trabalho.


Curso técnico é ensino superior?

Na evolução da escala acadêmica, eles figuram entre o ensino médio e o superior, tendo como objetivo preparar seus estudantes para o mercado de trabalho (com disciplinas teóricas em uma grade mais enxuta, aulas em laboratório e estágios), mas não são considerados ensino superior.

Eles são divididos em três categorias:

  • Integrada: substitui os dois últimos anos do ensino médio pelo curso técnico.
  • Concomitante: o aluno cursa paralelamente o ensino médio e o curso técnico.
  • Subsequente: necessita da conclusão do ensino médio para a matrícula. Mas, mais uma vez, não é considerado ensino superior, pois a formação nessa modalidade não permite o ingresso em uma pós-graduação sem antes terminar um curso de graduação.


Cursos sequenciais

De curta duração, oferecem formação técnica de nível superior em um período mínimo de dois anos — porém, não são considerados uma graduação. Eles podem ser feitos antes, durante ou depois de um curso de graduação e os alunos recebem um certificado de complementação de estudos ou de formação específica. Os cursos sequenciais estão divididos em:

Complementação de Estudos: estudantes escolhem o curso que mais lhe interessam, oferecido dentro de uma instituição de ensino e de forma coletiva. Não fornece diploma e, portanto, não permite continuar os estudos em uma pós-graduação.

De Formação Específica: exige a conclusão da graduação (ou em curso) na área e, por ter o objetivo de qualificar o profissional, fornece um diploma.

Pós-graduação: o segundo nível do ensino superior

No Brasil, os cursos de pós-graduação exigem, obviamente, um diploma de ensino superior e são divididos em duas diretrizes:

1. Stricto Sensu: para quem pretende seguir a carreira acadêmica (pesquisadores), por meio de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado para atuar nessa área e ou se aprofundar em uma determinada área de conhecimento.

Tanto o mestrado acadêmico quanto o mestrado profissional duram, em média, dois anos. Enquanto o primeiro se destina a seguir carreira de docente e pesquisador em uma área de conhecimento específica, o profissional é voltado a pesquisadores que vão melhorar a qualificação das empresas estimulando a criação de tecnologias.

Já o doutorado, cujo curso tem duração de quatro a cinco anos, gradua pesquisadores ou professores acadêmicos e requer o desenvolvimento de uma pesquisa inédita, cuja dissertação será apresentada para a graduação do futuro doutor.

2. Lato sensu: para quem deseja desenvolver uma carreira no mercado por meio de cursos de, no mínimo, 360 horas. Os mais procurados para essa finalidade são:

MBA: sigla para Master in Business Administration, criado para acelerar o conhecimento profissional de quem atua no setor de administração e busca desenvolvimento das competências executivas e de gestão.

MBA Executivo: para profissionais que já atuam no mercado há algum tempo e buscam um refinamento de seus conhecimentos para aumentar as suas habilidades profissionais.

Certificate: recente no Brasil, a pós-graduação Certificate dura 390 horas, funcionando como um complemento do conhecimento, indicadas para quem está em início de carreira, buscando crescimento, especialização e ascensão profissional por meio de cursos mais rápidos.

Master: voltado a quem pretende se aperfeiçoar na gestão empresarial e administrativa. É indicado aos profissionais e gestores experientes e mais maduros em suas áreas de atuação, mas que desejam aprimoramento contínuo e aquisição de novas competências.

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER