Dia do estagiário: confira a data e conheça melhor essa função

O dia do estagiário é comemorado em 18 agosto. Descubra como e quando a data foi criada 

 

O estágio é o ponto de partida para profissionais em formação que estão em busca de ter as suas primeiras experiências no mercado de trabalho. E esses jovens profissionais são tão importantes para o mercado de trabalho que ganharam até um dia em sua homenagem. Saiba mais sobre o dia do estagiário e entenda a origem dessa data. 

 

Quando é comemorado o dia do estagiário? 

No Brasil, o dia do estagiário é comemorado em 18 agosto. Vale lembrar que trata-se de um cargo exercido por estudantes que ingressaram no Ensino Superior e estão em fase de iniciar uma carreira profissional.  

 

Qual é a origem do dia do estagiário? 

A origem do dia do estagiário está diretamente relacionada com a criação de um decreto. O Decreto nº 87.497/82 – publicado em 18 de agosto de 1982 – foi responsável por regulamentar a lei já existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade em questão. Atualmente, os direitos dos estagiários são garantidos pela Lei nº 11.788/2008 

 

Público, vínculo e carga horária  

O estágio é destinado a pessoas acima de 16 anos que estejam regularmente matriculadas no ensino médio, técnico ou superior. O contrato de estágio não gera vínculo empregatício e tem duração máxima de dois anos na mesma empresa. A carga horária tem um limite máximo de seis horas diárias e 30 horas semanais. Bolsa auxílio, auxílio transporte e férias a cada 12 meses são alguns dos benefícios.  

 

Saiba mais em: 

Entenda a diferença entre estagiário e aprendiz 

 

Dicas para se dar bem no estágio  

Quem assume a responsabilidade de trabalhar e estudar costuma ter várias obrigações em um mesmo dia. Seguir uma rotina, montar um planejamento e até conversar com os superiores são algumas dicas para se dar bem nesse processo. Fazer perguntas, trabalhar em equipe e exercer diferentes funções também são formas de otimizar essa experiência e aprender mais sobre como o mercado funciona na prática.  

 

 

Saiba mais em: 

5 dicas para se dar bem em seu primeiro estágio 

 

 

LEIA TAMBÉM: 

Trabalhar e estudar: confira 5 dicas para conciliar essas atividades 

8 dicas sobre como fazer um resumo profissional para currículo 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER