Entenda o que um analista de marketing faz

Conheça as atribuições desse profissional estratégico que também atua em diferentes processos operacionais

 

Trabalhar como analista de marketing é colocar em prática habilidades e conhecimentos aprendidos nos diferentes cursos de comunicação, porém mais aprofundados nas graduações de Comunicação e Publicidade e Administração, as áreas mais inclinadas para atuar nessa função. Mas você sabe o que de fato faz esse profissional no dia a dia? Para explicar o que um analista de marketing faz, a equipe do #TMJ conversou com Alessandro Souza, coordenador do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM-POA.

 

Qual é a rotina do analista de marketing?

Não é apenas olhar o que acontece hoje, muito importante também para tomar decisões ágeis, mas ter a consciência e fazer relações voltadas para as décadas futuras. ”Analisar fatos, dados e fontes seguras sobre eles, com um pé tanto na estratégia e posicionamento do negócio quanto na operação como um todo e nos diferentes ‘fazeres’. Até mesmo porque, nessa fase da carreira, ele ainda não é gerente nem diretor”, explica Souza.

 

Onde um analista de marketing pode atuar?

Em áreas de comunicação em geral, agências de publicidade e em qualquer tipo de negócio, físico ou digital, independentemente do setor (indústria, varejo, serviços) e do porte da empresa. Em todos esses casos, o profissional vai definir as ações e implementá-las junto às várias equipes de produto e também nas demais áreas, sejam agentes internos ou externos. Além disso, também vai gerenciar a agência assessoria de imprensa, fazer contatos com o varejo ou indústria, monitorando também o consumidor final.

 

O analista de marketing costuma ser o responsável por planejar, definir e gerenciar o budget (inclusive os dos superiores), e o que vai ser investido em mídia on e off, pontos de venda, nas parcerias com influenciadores e em diferentes bancas do mercado onde atua (entendendo as particularidades de cada uma dessas praças).

 

Atribuições de um analista de marketing

 

1. Ler e estudar sobre economia e negócios, independentemente do seu segmento de atuação

“Essas informações impactam diretamente em todos os setores e é preciso estar atento aos reflexos imediatos e futuros, para pensar novas oportunidades, fazer avaliações e conduzir processos”, revela o coordenador.

 

2. Ter e valer-se de fontes de dados confiáveis

Não só para conhecê-los, mas para descobrir outras ferramentas de busca que vão ajudar a corroborar e a compreender esses dados e comportamentos associados a eles (não se basear em “percepções”).

 

3. Dominar ferramentas digitais

Não só as inerentes à área, mas o funcionamento de todas as redes sociais, mecanismos de busca e de anúncios — interpretando esses dados.  É muito importante ter conhecimentos das disciplinas de exatas e dominar ferramentas como o Excel, para entender (“ler”) planilhas e extrair informações, fatos e chegar a conclusões a partir delas.

 

4. Ter boa capacidade de síntese

Saber apresentar, de maneira objetiva, todos os pontos de um projeto, da ideia de partida e para onde deseja chegar — e conforme a necessidade de cada uma das áreas ou equipes envolvidas, utilizando a linguagem comum a cada uma delas (diretoria/gerência, equipes, fornecedores, atendimento ao consumidor etc.).

 

5. Exercitar uma boa capacidade de liderança

Embora muitos profissionais possam não ter esse perfil (assumirem posição de gerência ou diretoria no futuro), essa é habilidade é importante até para trabalhar nos “bastidores”, delegando e coordenando as diferentes interfaces de um projeto ou do negócio;

 

6. Sinalizar as diferentes direções que podem ser tomadas

Um bom analista detém todas as informações para que as outras pessoas tomem essas decisões. Além disso, ao apresentar prós e contras de cada uma delas, podendo ser visto, no futuro, como um bom gestor (cargo decisório).

 

7. Monitorar comportamentos

Precisa detectar rapidamente as novas necessidades e desejos do consumidor e analisar de que forma eles impactam no setor de serviços, indústria e varejo, fazendo correlações com o seu ambiente de negócios e também para estabelecer novos relacionamentos com todos esses atores.

 

Quanto ganha um analista de marketing?

De dois a cinco anos de profissão (até o profissional atingir uma posição executiva), o salario médio no Brasil é de R$ 4.065 por mês, de acordo com o site Glassdoor (abril 2024).

 

Já de acordo com pesquisa do Portal Salário, junto a dados de 67.011 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED, um analista de marketing ganha, em média, R$ 4.239,14 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

 

Requisitos para ser um analista de marketing

Antes de tudo, um analista de marketing precisa ter capacidade analítica, como a definição do cargo adianta. “Tem que ser alguém que se sinta confortável olhando para oportunidades, dados de mercado e tendências”, explica o coordenador da ESPM.

 

Por exemplo, diante da notícia do envelhecimento da população, enxergar que a demanda por óculos deve aumentar, entre outras consequências. “Esse dado permite com que inúmeros mercados possam entender e se preparar para atender o que está por vir no futuro”, reforça. “Além disso, é muito importante que esse profissional tenha interesses múltiplos e um olhar que vá além das atribuições exigidas pelo cargo, visando entender o mundo em vários aspectos.”

 

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