Veja as vantagens e desvantagens de cada período e aprenda a identificar o melhor horário para os seus estudos
Você sabe qual é o melhor horário para estudar? O estudo é muito importante para alcançar suas metas e objetivos, mas é necessário ter uma rotina fixa para o seu dia a dia e encontrar um período adequado para a aprendizagem. O #TMJ conversou com a Ana Fleck, professora do ESPM LifeLab, para descobrir se existe um melhor horário para os estudos. Veja a seguir:
Qual é o melhor horário para estudar
De acordo com a especialista, não existe um horário cientificamente comprovado que seja melhor para os estudantes. “Devemos levar em conta a saúde, bem-estar e o sono do estudante. Sabemos que não existe uma fórmula mágica ou um horário que seja ideal ou melhor para todo mundo, mas o que podemos levar em consideração é a rotina de cada pessoa. Então, o grande foco aqui é o autoconhecimento, só assim entendemos nossa rotina, como a gente se sente melhor ou quando rendemos melhor nos estudos”, explica Ana Fleck.
Vantagens e desvantagens de cada horário
De manhã, os jovens costumam ter mais problemas com o estudo, já que é cientificamente comprovado que jovens dormem mais tarde e acordam mais tarde, por conta de seus hormônios. Mas para quem quer ou pretende estudar nesse período, o recomendado é ter uma longa noite de sono, cerca de 8h diárias e se alimentar bem. Com isso, o estudante consegue manter um bom desempenho em seus estudos durante o período matutino.
À tarde, o estudante pode ficar um pouco refém da sonolência e da preguiça por conta do processo de digestão pós almoço. Para que consiga estudar e ter bom desempenho durante o período vespertino, é recomendado fazer atividades mais dinâmicas e que ajudam o corpo a ter mais foco durante os estudos, como atividade física, pilates ou caminhada.
Agora, a pessoa que estuda de noite – provavelmente tem seu o dia todo ocupado – só consegue estudar nesse período. Para que não fique muito cansativo, é bom disponibilizar apenas algumas horas para estudar e priorizar o sono. Além disso, o estudante pode utilizar uma parte de seu final de semana para os estudos.
Por que é importante ter um horário para estudar
Ter uma rotina é importante para qualquer ser humano, já que isso ajuda com as demandas diárias, e, com o estudo não é diferente. Uma rotina de estudo pode ajudar o estudante a ter mais foco, atenção, além de estar mental e emocionalmente preparado para tal atividade. “Nosso cérebro desde pequeno é acostumado com uma rotina, então, por isso ter uma para estudar é importante, porque nós ficamos habituados e nossos organismo ficam preparados para se dedicarem ao estudo, e assim, rendendo mais”, comenta a professora do ESPM LifeLab.
Dicas para estudar em qualquer horário
“Nem sempre vamos poder escolher o horário para estudar, sendo assim, devemos manter uma boa alimentação, praticar atividades físicas e uma ótima qualidade de sono. Porque se caso estivermos cansados ou preocupados emocionalmente, sabemos que esses fatores podem atrapalhar nossos estudos”, diz Ana Fleck.
O que ajuda e atrapalha?
O que ajuda é ter uma rotina, saúde, bem-estar, foco, concentração, escolher locais adequados e se distanciar das redes sociais, caso não sejam importantes para o que está sendo estudado. E o que atrapalha é a falta de motivação, a fome, o sono, o celular e ambientes barulhentos.
Fazer pausas é importante
A pausa durante os estudos é importante e ajuda o aluno a manter o foco durante o aprendizado. É recomendado fazer uma pausa de 5 a 10 minutos – durante a mudança de conteúdo ou em um momento de dificuldade para entender uma matéria. Tome água, se estique e vá ao banheiro, são as principais coisas que deve fazer na pausa.
Divida o conteúdo em partes
Atividades grandes e complexas demanda muito tempo para cada estudante. É recomendável que nesses casos, o estudante separe a matéria em partes para que tenha avanços. Dividi-la em “monstros” menores traz motivação para que haja mais mobilização para executá-las.
LEIA TAMBÉM:
Veja como memorizar o que estudou