ESPM oferece curso gratuito para professores do ensino médio

Estratégias de engajamento para o ensino híbrido, metodologias ativas, gamificação na educação e blended learning estão entre os conteúdos do programa

 

A pandemia trouxe enormes desafios à educação no mundo todo. O maior deles foi o de rapidamente transpor as barreiras da ausência física para manter o ensino em plataformas digitais. Nesse contexto, investimentos em metodologias ativas, tecnologias de ensino e desenvolvimento de habilidades de docentes se tornou tão importante quanto discutir programas de ensino. E muitas escolas, de todos os níveis, apresentaram resultados notáveis. Mas há um lado cruel dessa história: elas foram minoria…

 

No Brasil, esse cenário serviu para, além de ampliar o abismo de qualidade entre as escolas públicas e as particulares, tornar mais urgente do que nunca a necessidade de contribuir e permitir que professores possam ser requalificados para desafios futuros. Principalmente no ensino médio – quando os egressos enfrentarão os desafios do Enem e dos vestibulares para se tornarem alunos do ensino superior.

 

Ao que tudo indica, a tecnologia vai ser o “novo normal” nas universidades, começando pela adoção de estratégias como o chamado “ensino híbrido”, que alia simultaneamente alunos presenciais e remotos em uma mesma aula. Preparar alunos para essa realidade passa também por mudar a realidade dos docentes do ensino médio.

 

Qualificar professores é o primeiro passo

Pensando em contribuir para diminuir esse degrau de formação e recursos, e na melhoria da qualidade do ensino médio de forma efetiva, a ESPM criou um curso gratuito em EAD para professores: Criando pontes entre o Ensino Médio e o Ensino Superior.

 

Baseado em sua própria Academia de Professores, que atua no treinamento e no aprimoramento técnico e pedagógico de seu corpo docente, a ESPM oferecerá entre os dias 26 e 29 de janeiro aulas gratuitas em oito temáticas que podem ampliar o repertório metodológico dos professores do ensino médio.

 

Todos os professores que participarem de no mínimo 75% da carga horária prevista receberão um certificado da ESPM pela conclusão dos módulos.

 

“Essa é a contribuição da ESPM para melhorar a qualidade do ensino médio brasileiro”, afirma Dalton Pastore, Presidente da ESPM. “Pelo resultado desta primeira iniciativa, poderemos ainda decidir efetivar os planos de tornar esse curso uma parte fixa de nossas atividades, podendo ocorrer duas vezes ao ano, em janeiro e julho.”

 

Para conferir a programação e se inscrever no Agenda ESPM 20/30 – Criando pontes entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, clique aqui.

 

LEIA TAMBÉM:

“O impacto da pandemia na educação é assustador”, diz especialista da área

O que são soft skills e por que são tão importantes para os profissionais?

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER