LOADING

Digite para buscar

8 dicas para gravar vídeos e fazer lives em casa

Compartilhe

Fotógrafo e videomaker com mais de 20 anos de experiência dá dicas para quem vai se aventurar em frente às câmeras

Luz, câmera, ação. Durante o isolamento social, muita gente que não tinha intimidade com a câmera passou a gravar vídeos para as redes sociais. Seja por uma necessidade profissional ou apenas como um hobby. Surgiram assim novos palestrantes, comentaristas políticos e especialistas em assuntos diversos – de panificação a saúde mental.

Para ajudar quem já ingressou nesse universo do audiovisual ou quem deseja começar a gravar os seus primeiros vídeos, consultamos Gerson Filho, fotógrafo e videomaker com mais de 20 anos de experiência na área.

Confira a seguir algumas dicas do especialista para gravar vídeos em casa:

1 – Avalie e organize o ambiente

Antes de começar a gravação, olhe ao redor e, se necessário, organize sofás, cadeiras, mesas, quadros, livros e prateleiras. Antes de iniciar o vídeo, ligue a câmera e observe pela tela como ficou o cenário atrás de você. 

2 – Não grave com uma janela aberta ao fundo

Os smartphones, tablets e notebooks realizam correções automáticas para a gravação, priorizando a maior fonte de luz do ambiente. Ou seja, caso haja uma janela aberta atrás de você, o fundo ficará em destaque e você escuro e sem contraste.

3 – Busque um bom enquadramento

Posicione-se ao centro da tela de modo que sua cabeça e mãos não sejam “cortadas” e com um enquadramento em que o eixo horizontal não fique caindo para um dos lados. Uma gravação teste pode te ajudar a analisar esses aspectos.

4 – Garanta uma boa iluminação

É importante uma fonte de luz de meio corpo em você. Caso não tenha um led ou abajur para te iluminar, faça a gravação durante o dia. A luz do sol pode ressaltar detalhes importantes do ambiente e melhorar sua aparência.

5 – Atente-se aos barulhos   

Faça silêncio e escute todos os ruídos do ambiente. É recomendável desligar ou abaixar o volume da televisão e outros aparelhos sonoros que estejam ligados. Atenção também com barulhos de carros, helicópteros, aviões e animais. Nem sempre dá para equalizar tudo, mas buscar um equilíbrio é fundamental para uma boa captação de áudio. Para evitar imprevistos, avise os outros moradores da casa sobre a gravação.

6 – Concentre-se no ponto focal

Para se conectar com o espectador, olhe sempre para a câmera do smartphone, tablet ou notebook durante sua fala. Trata-se de uma tática bastante comum no mundo político.

7 – Erros acontecem

Caso não esteja em uma live, não se preocupe em acertar todo o texto de uma só vez. Errou parte de sua fala, pare a gravação e retome do começo da frase. Mas mantenha-se bem posicionado durante toda a gravação. Desse modo, alguns ajustes podem ser feitos na edição do vídeo.

8 – Utilize a qualidade máxima do seu equipamento

Alguns aparelhos não estão configurados com sua qualidade máxima de gravação. Acesse a área de configurações da câmera do seu dispositivo e verifique a configuração.  

LEIA TAMBÉM:

15 dicas para criar um podcast

Especialistas em comunicação revelam as skills fundamentais para profissionais da área

Fake news sempre existiram, mas agora temos uma rede articulada do ódio, diz Felipe Neto

Tags:
Redação #TMJ

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *