LOADING

Digite para buscar

9 filmes para entender a importância do jornalismo

Compartilhe

Na era das fake news, listamos produções baseadas em casos e personagens reais que retratam momentos históricos da imprensa e dilemas éticos da profissão  

O jornalismo passa por um momento delicado. Veículos de imprensa tradicionais enfrentam uma crise de credibilidade e profissionais da área sofrem uma campanha de perseguição e difamação nas redes sociais. Neste cenário, os produtores de fake news encontram solo fértil para espalhar a desinformação.

Em momentos como esse é fundamental mostrar a importância do bom jornalismo. Confira a seguir uma lista com filmes que retratam grandes
momentos da imprensa e que mostram a importância de uma apuração séria e imparcial.

Todos os homens do presidente (1976)

O filme acompanha os repórteres Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman) durante a investigação do escândalo Watergate. O caso, que começou como uma investigação sobre uma invasão no Partido Democrata, culminou com a queda do presidente dos Estados Unidos Richard Nixon. A produção levou quatro estatuetas do Oscar.

Os Gritos do Silêncio (1984)

O filme acompanha o repórter Sidney Schanberg (interpretado por Sam Waterston) durante a cobertura da Guerra Civil do Camboja, que lhe
rendeu o Pulitzer. Além dos desafios de uma cobertura de guerra, a produção retrata a amizade do jornalista do New York Times e seu intérprete. O longa recebeu três estatuetas do Oscar.

O povo contra Larry Flynt (1996)

Diferentemente da maioria das produções nessa lista, o filme não retrata uma grande investigação jornalística, mas tem como tema central a
liberdade de expressão. É a biografia do empresário e editor Larry Flynt (vivido por Woody Harrelson), que causou polêmica nos Estados Unidos nos anos 1970 por popularizar a pornografia explícita na revista Hustler. Além de enfrentar várias batalhas judiciais durante esse período, Flynt foi vítima de um atentado que o deixou paraplégico.

Boa noite e Boa Sorte (2005)

A produção se passa nos anos 1950, quando a “ameaça comunista” cria um ar de paranoia nos Estados Unidos. O jornalista Edward R. Murrow (David Strathairn) e o produtor Fred Friendly (George Clooney) da CBS entram em rota de colisão com o senador Joseph McCarthy, criticando e expondo seus métodos de perseguição a supostos comunistas em uma série de reportagens. 

Frost/Nixon (2008)

O filme retrata a entrevista história de Richard Nixon (Frank Langella) ao jornalista britânico David Frost (Michael Sheen). Três anos após ser forçado a renunciar, o presidente dos Estados Unidos resolveu quebrar o silêncio nesse bate papo exclusivo. Ele acreditava que conseguiria facilmente dominar seu entrevistador, mas a conversa tomou um rumo inesperado.

Repórteres de Guerra (2010)

Um grupo formado pelos fotorjonalistas Kevin Carter, Greg Marinovich, Ken Oosterbroek e João Silva se arrisca para registrar os últimos dias de apartheid e a primeira eleição democrática da África do Sul. Pelas lentes do Clube do Bangue Bangue, como ficaram conhecidos esses lendários fotógrafos, o mundo acompanha conflitos sangrentos, a tentativa do governo de manter o sistema de segregação racial e a miséria nas townships. A produção aborda dilemas éticos da profissão, os riscos envolvidos em uma cobertura de guerra e o poder de uma foto sobre a vida de quem a registra e de quem é registrado.

O Mercado de Notícias (2014)

Com depoimentos de treze importantes jornalistas brasileiros, o documentário discute o papel da mídia e sua influência na democracia. Imagens da peça “O Mercado de Notícias”, escrita pelo dramaturgo inglês Ben Jonson em 1625, são combinadas com as entrevistas. Temas como as mudanças na maneira de consumir notícias e o futuro do jornalismo também são abordados.

Spotlight – Segredos Revelados (2015)

O filme retrata a investigação de jornalistas do The Boston Globe que revelou abusos sexuais contra crianças cometidos por membros da arquidiocese católica de Boston. Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2016, Spotlight nos mostra que há um longo caminho a ser percorrido da apuração até a publicação de uma reportagem.Essa investigação rendeu um prêmio Pulitizer.

The Post: A Guerra Secreta (2017)

Dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Meryl Streep e Tom Hanks, The Post retrata uma das maiores batalhas da história entre imprensa e um governo. Editores do The Washington Post arriscaram suas carreiras e liberdade para expor segredos governamentais sobre a Guerra do Vietnã publicando documentos sigilosos do Pentágono. Liberdade de imprensa e machismo são alguns dos temas abordados nessa produção.

LEIA TAMBÉM:

Quiz: com qual personagem jornalista você mais se parece?

6 valiosas lições de Roberto Cabrini sobre jornalismo investigativo

10 coisas que ninguém nunca te contou sobre a rotina de um jornalista

 

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Pensando em fazer Jornalismo?

Deixa seus dados aqui que a gente te ajuda nessa decisão.

Tags:
Redação #TMJ

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *