Bruno Chenque, líder do Nubank CreativeLab, disse em entrevista ao #TMJ como é trabalhar no Nubank, o que uma agência de publicidade pode aprender com uma startup, fez previsões sobre o futuro da publicidade e ainda deu dicas para jovens que estão ingressando na faculdade
“Não se preocupe só em desenvolver suas habilidades técnicas, mas também as emocionais”. A dica é de Bruno Chenque, 33, líder do Nubank CreativeLab, agência de publicidade interna do Nubank. Ele conversou com o #TMJ em abril, às vésperas de participar de um painel no Supernova, Summit de Comunicação da ESPM.
Publicitário com passagens por agências como AlmapBBDO e WMcCann, Bruno se juntou ao unicórnio (startup avaliada em US$ 1 bilhão ou mais) no segundo semestre do ano passado. Lá encontrou um ambiente“ democrático” e “diverso” que o fez refletir sobre a irrelevância do dresscode. “Você para pra pensar no que realmente importa: a roupa que você veste ou a qualidade do seu trabalho?.”
No bate papo com o #TMJ, Bruno também analisou o que agências de publicidade podem aprender com startups e as tendências do mercado publicitário, como a conciliação do trabalho com qualidade de vida. “Esse é um assunto sempre sensível ao mercado publicitário, que ao meu ver, há anos perde talentos pelas horas excessivas e clima ruim.”
Como é trabalhar no Nubank?
Algo que a gente vê assim que chega ao Nubank é que é um ambiente extremamente diverso. Estou falando do perfil das pessoas, o jeito de se vestirem e dos espaços extremamente democráticos. São coisas básicas, mas que dão muito o tom de como é a companhia. Essa diversidade e ambiente colaborativo contribuem muito para a qualidade do trabalho final. Quando você está na recepção do Nubank, você vê gente de short e chinelo e percebe que não há um dresscode. Aí você para pra pensar, o que realmente importa: a roupa que você veste ou a qualidade do seu trabalho? Acho que tem um pensamento muito importante por trás disso, quase filosófico.
“Quando você está na recepção do Nubank, você vê gente de short e chinelo e percebe que não há um dresscode“
Quais as principais diferenças do trabalho em uma startup quando comparamos com uma agência de
publicidade?
A grande diferença é a proximidade que você tem com o dia a dia da operação. Você ganha muito quando entende as entranhas do negócio e as limitações que algumas ideias vão trazer para a operação. Acho que essa é uma das primeiras coisas: o quão próximo a gente está do dia a dia e o quão relevante nos tornamos para a companhia. Isso tem mais a ver com o modelo in-house do que com a startup em si. As discussões ficam mais rápidas e você ganha em profundidade. Algo específico de uma startup é a experimentação durante todo o processo. Testamos, conversamos com consumidores e pesquisamos para ver o que efetivamente fica de pé levando em conta o ponto de vista do consumidor. Esse processo não é necessariamente uma realidade para todas as indústrias e agências de comunicação.
Em sua opinião, o que uma agência de publicidade pode aprender com uma startup?
Acho que seria importante para o mercado que todo mundo soubesse os valores da companhia em que atua, porque a relevância do trabalho e o compromisso das pessoas aumenta muito. Outro ponto é ter um time multidisciplinar dedicado a uma conta ou com o mesmo grupo de contas. Isso ajuda a agência a contribuir de uma maneira muito mais rica com o cliente. Tem também o modelo de test and learn. Sinto que isso não necessariamente faz parte do dia a dia das agências, pois elas têm um compromisso tão grande de acertar que às vezes deixam de experimentar. É preciso sentar com as pessoas para aprender com elas qual o melhor jeito de se comunicar.
Como é fazer a comunicação de um unicórnio (startup avaliada em US$ 1 bilhão ou mais). Existe
algum cuidado especial ou exigência considerando a visibilidade maior dessas empresas?
Acho que o principal componente para nós é saber se estamos fazendo algo relevante para as pessoas. O Nubank tem uma postura de ser uma marca líder no mercado, o tom da campanha #AsteriscoNão mostra isso. O cuidado é com o compromisso que a gente assumiu, ser fiel a aquilo que estamos propondo ao consumidor. Outra coisa que nos policiamos muito é em não criar burocracias, processos ou coisas que vão dificultar o dia a dia e que uma ideia seja adotada.
Em sua opinião, como a publicidade está se adaptando às novas tecnologias e transformações do mercado? Principalmente, tecnologias como inteligência artificial e big data.
Percebo essas tecnologias ainda mais atreladas à compra de mídia do que em como conectar a marca às pessoas. Não à toa, a área de mídia, hoje, parece ser a mais adaptada a essa nova realidade. Porém, não vejo essas tecnologias traduzidas em todo seu potencial nas demais áreas da agência, o que as distancia da entrega criativa que deveria tocar as pessoas com mais relevância. Existem exemplos específicos de monitoramento de conversas nas redes sociais que acabam influenciando na proximidade entre marcas e pessoas, mas eles ainda não parecem fazer parte do dia a dia da maioria das marcas.
“O mercado publicitário, ao meu ver, há anos perde talentos pelas horas excessivas e clima ruim”
Quais são as tendências do mercado publicitário atualmente?
O modelo in-house é algo a se olhar. No passado tinha um papel tático apenas pela rentabilidade e agilidade, como operação de varejo ou performance. Mas hoje já vem tendo um papel vital na construção de grandes marcas no Brasil e no mundo. A complementaridade de construção de marca e performance também é um assunto importante a partir do momento que a gente passa a entender que a jornada do consumidor não é única, mas cheia de nuances que influenciam sua compra.
Vale sempre nos perguntarmos se estamos minimamente oferecendo o conteúdo necessário em todas as fases que o consumidor pode estar para facilitar sua decisão. Outro ponto que pode não ser uma tendência, mas é uma conversa necessária, tem a ver com o olhar sobre ser possível conciliar alta qualidade de entrega e de vida. Esse é um assunto sempre sensível ao mercado publicitário, que ao meu ver, há anos perde talentos pelas horas excessivas e clima ruim.
Que dica você daria para um estudante que está ingressando agora na faculdade?
Não se preocupe só em desenvolver suas habilidades técnicas, mas também as emocionais. Equilibrar as duas coisas é uma busca constante e difícil, que serve não só para qualquer trabalho, mas também para toda a vida que temos fora dele.
“Gostaria muito que a publicidade fosse humana, sensível e focada em conteúdos relevantes para as pessoas”
Como você imagina a publicidade do futuro?
Somos horríveis em prever o futuro, mas como consumidor eu gostaria muito que a publicidade fosse humana, sensível e focada em conteúdos relevantes para as pessoas. Por mais que tecnologia e dados sejam extremamente relevantes na tomada de decisão e estejam por trás de tudo isso.
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