Eis um caminho alternativo quase nunca lembrado, mas que pode ser de enorme aprendizado – e ainda diz muito sobre quem percorre essa trilha
Você entrou na faculdade e, em pouco tempo, já vê colegas conseguindo estágios interessantes – e importantes para seus currículos. Você, seja por não ter se saído tão bem em processos seletivos ou por realmente não se interessar pelas oportunidades que apareceram, parece ter virado um “peixe fora d’água” ou uma “carta fora do baralho”? Bobagem. Que tal juntar suas aptidões a um trabalho que pode ser gratificante sob muitos aspectos? Inclusive o de aprender muito sobre sua profissão…
A trilha alternativa da qual estou falando é o bom e velho voluntariado. Para muito além da imagem de pessoas aposentadas dedicando seu tempo para fazer o bem (o que é muito necessário e bem-vindo, não se engane), o voluntariado se amplificou, se modernizou e se organizou – e hoje se tornou um espaço muito interessante para jovens profissionais.
Hoje, programas e entidades sociais são organizações mais complexas, que precisam da expertise de vários profissionais para tornar mais efetivos os resultados de suas iniciativas. E se tornaram lugares onde é possível desenvolver trabalhos profissionais em alto nível – e (surpresa!!!) sempre muito valorizados por recrutadores. Isso porque, nesses ambientes, é possível desenvolver habilidades sempre muito apreciadas pelo mundo corporativo.
Áreas como Direito, Administração, Comunicação, Tecnologia, Marketing, Saúde, entre outras, encontram boas oportunidades no ambiente do voluntariado. Mesmo sendo uma atividade não remunerada (e, portanto, alternativa mais viável a quem ainda pode contar com suporte familiar na sua vida estudantil), são visíveis as vantagens para a formação de jovens profissionais:
Sentido real de responsabilidade
Não é apenas o resultado de um setor o uma empresa que está em jogo, mas as necessidades reais e imediatas de quem é atendido por um projeto social.
Trabalho em equipe
Sem a competição com colegas por resultados, bônus ou promoções, o ambiente é naturalmente mais colaborativo.
Exercício de liderança e outras competências
Fora da estrutura de uma corporação, é esperado que haja iniciativa, tomada de decisões e de responsabilidades.
Aprendizado e networking
Desenvolvimento de habilidades e de uma rede de contatos sempre bem-vinda.
Onde buscar oportunidades?
Reunimos aqui algumas plataformas que podem ajudar você a buscar oportunidades no universo do voluntariado – no Brasil ou no exterior. Clique sobre os nomes para saber mais:
Voluntários
Atados
Busca Voluntária
Pátria Voluntária
UN Volunteers