Danilo Torini, professor e gerente de Tecnologias de Ensino e Aprendizagem da ESPM, explica o que você deve fazer para melhorar o seu ambiente de estudos
Sabia que o espaço onde você estuda pode afetar diretamente sua concentração, produtividade e capacidade de reter informações? Este é o tema do episódio 90 do podcast #Primeira Jornada, que contou com a participação de Danilo Torini, professor e gerente de Tecnologias de Ensino e Aprendizagem da ESPM. Confira algumas dicas práticas que ele compartilhou para te ajudar a criar o seu ambiente de estudo ideal.
1. Procure um lugar silencioso
Segundo Torini, estar em um lugar silencioso ou com um nível de ruídos mais baixo favorece o foco e a concentração do estudante. Este tipo de ambiente ajuda a absorver e processar melhor as novas informações que está recebendo, facilitando a retenção do conhecimento.
Embora seja importante evitar lugares barulhentos, sabemos que isso nem sempre é possível, principalmente para quem estuda em casa ou divide o ambiente com outras pessoas. Segundo o professor, uma boa dica para lidar com esse desafio é conversar com quem está ao redor.
“Quando estamos em casa ou em outro ambiente em que não precisamos ter um grau de formalidade muito grande, a gente pode confundir as coisas, e esse é um risco enorme. Podemos ser interrompidos, e isso é maléfico para a concentração. Então, é melhor combinar com os seus familiares: ‘Olha, vou ficar meia hora concentrado aqui e a gente conversa daqui a pouco’, do que não combinar e ser interrompido de 10 em 10 minutos”.
Outra dica interessante é usar fones de ouvido ou protetores auriculares. Eles podem ajudar a diminuir os ruídos do ambiente e evitar essas possíveis interrupções. “Se estiver com fones de ouvido, as pessoas vão perceber que você está concentrado e que não é para ser interrompido”.
2. Transforme o seu local de estudos em algo fixo
Desta forma, o seu cérebro poderá entender que aquele é um ambiente de estudos. Ter um local fixo também te ajuda a evitar espaços que, embora sejam confortáveis, não são propícios para estudar, como é o caso da cama. Esse é um erro bastante comum, que também prejudica o bem-estar.
3. Priorize a ergonomia
Estudar é uma atividade que exige tempo. Então, quanto mais à vontade estiver no seu cantinho de estudos, mais eficiente você poderá ser. Por isso, é fundamental ter uma mesa, mesmo que pequena, e uma cadeira confortável, ajustada à sua altura.
4. Deixe a sua mesa organizada
Outra dica importante é deixar a mesa de estudos sempre limpa e organizada, com os materiais que precisará utilizar enquanto estuda. Isso é fundamental, pois ter uma mesa muito bagunçada aumenta a quantidade de elementos que podem gerar distração e prejudicar a qualidade da aprendizagem. “Geralmente, a organização do ambiente reflete a nossa organização mental, e elas vão se retroalimentando”, pontuou Danilo.
Por falar em elementos que causam distração, não podemos esquecer dos celulares. Caso não esteja usando o seu para estudar, é melhor guardar o aparelho ou deixá-lo no modo silencioso.
“Se você está utilizando o dispositivo para estudar, já que existem muitos aplicativos interessantes, ok, mas é preciso bloquear as notificações. Agora, se deixar o celular por perto sem necessidade, cada vibração ou notificação que chega vai acabar te distraindo”, explica o professor.
Por esse motivo, deixe na sua mesa itens como blocos de anotações, post-its e marcadores de texto, por exemplo. Se preferir, você também pode ter um relógio para te ajudar a controlar melhor o tempo ou utilizar métodos, como a técnica Pomodoro. E, claro, lembre-se de deixar por perto a sua garrafinha de água.
5. Fique atento à iluminação
A iluminação do seu cantinho de estudos é um fator extremamente importante que também pode influenciar o seu processo de aprendizagem. Afinal, um ambiente bem iluminado ajuda a reduzir o cansaço visual, proporcionando ao estudante a chance de ter mais produtividade e eficácia.
Caso não seja possível ter um local com luz natural, uma alternativa é utilizar uma luminária de mesa ou até mesmo mudar de ambiente. “Se você está em um espaço onde consegue ficar concentrado, mas a iluminação não é tão boa, vale alternar esses ambientes”, finalizou Torini.
LEIA TAMBÉM:
Descubra como aprender mais com 7 dicas de ouro
Como focar nos estudos? Veja 6 dicas
Não consegue estudar? 7 coisas que podem te atrapalhar