5 dicas para se dar bem em seu primeiro estágio

Saiba mais sobre o que um universitário pode aprender com a sua primeira experiência no mercado de trabalho  

 

Um dos momentos mais importantes no processo de formação de um profissional é o primeiro estágio. É a partir dessa experiência que o universitário começa a construir a sua carreira, além de ter a oportunidade de entender como o mercado funciona na prática. Confira a seguir cinco dicas para se dar bem nessa fase de aprendizagem e trabalho:

 

1. Coloque em prática toda a teoria  

Pode parecer clichê fazer uma afirmação como essa, mas o estágio é momento de testar os seus conhecimentos e ver como os conceitos estudados ao longo do seu curso funcionam na realidade. Por isso, é muito importante aproveitar a oportunidade para se dedicar a entender como os profissionais da área trabalham e se espelhar neles para construir a sua rotina e estabelecer metas.  

 

2. Não tenha medo de perguntar 

O fato de estar inserido no mercado de trabalho não te impede de ter dúvidas. Mesmo que você já seja formado na área. As dúvidas são uma ferramenta muito importante no processo de aprendizado e, por isso, é essencial que você as esclareça. Não tenha medo de perguntar. E muito menos de errar. O erro faz com que você amadureça. Além disso, sempre dá para melhorar o que você já fez. E não sinta-se frustrado. Isso é normal e faz parte do processo.  

 

3. Experimente o máximo que puder para decidir qual caminho seguir 

É comum que em sua primeira experiência no mercado de trabalho, você tenha funções variadas e passe por diferentes departamentos da profissão que escolheu seguir. E é justamente por esse motivo que o estágio é tão importante e necessário, afinal é nesse momento que você tem a oportunidade de experimentar coisas diferentes e pensar sobre quais caminhos pretende seguir no futuro. Quer um conselho? Aprenda o máximo que puder durante o período de estágio. Além de enriquecer o seu currículo, vai te deixar ainda mais preparado profissionalmente.  

 

4. Trabalhe em equipe e aprenda tudo o que puder com seus colegas 

Apesar de alguns cargos exigirem um trabalho mais individualizado, você normalmente vai contar com a ajuda de uma equipe. Ninguém trabalha sozinho e a comunicação com os seus colegas é fundamental. Em uma redação de um canal de televisão, se você for um repórter, por exemplo, vai depender da produção para te enviar as pautas e agendar as suas entrevistas, vai ser acompanhado por um cinegrafista para fazer as imagens das suas matérias e também vai ter a sua reportagem editada por um profissional de audiovisual, além de ter todo o material revisado pelo editor-chefe. Por isso, converse com as pessoas e compartilhe as suas dificuldades com elas para que vocês possam encontrar soluções em conjunto.  

 

5. Organize sua rotina  

Trabalhar exige certas responsabilidades, por isso, é essencial que você se mantenha organizado. Não importa o recurso que você vai utilizar para fazer isso. Pode ser uma ferramenta online ou até um caderno. A questão é sempre anotar as suas demandas e não esquecer os prazos que você deve cumprir. Nesse momento, acredite, a sua agenda é a sua melhor amiga.  

 

LEIA TAMBÉM:

8 histórias bizarras que mostram que a vida de estagiário não é fácil


5 dicas para se dar bem em seu primeiro estágio

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER