Entenda o que se passa na cabeça de um estudante que acabou de entrar no ambiente universitário
Depois de terminar o Ensino Médio, uma das primeiras preocupações de um jovem é o que ele vai enfrentar na faculdade. Confira cinco perguntas que todo estudante faz quando inicia sua jornada no ambiente universitário.
1. Foi a escolha certa?
É normal se questionar sobre a escolha do curso, principalmente se você tinha mais de uma opção quando fez o vestibular. Por isso, é importante estar disponível para conhecer as disciplinas e não desistir na primeira dificuldade. A grade curricular é organizada de forma que você tenha contato com as especialidades da profissão com o passar dos semestres. Aproveite o momento para fazer experiências e definir o que você gosta.
2. É normal não gostar de alguma coisa?
Você não vai gostar de tudo. Apesar de ter escolhido o curso de acordo com as suas habilidades e preferências pessoais, nem tudo vai te agradar da forma que você gostaria. E não sinta-se frustrado por isso. Você vai se identificar mais com determinadas disciplinas do que com outras. Sejam elas práticas ou teóricas. No entanto, todas são essenciais para o seu desenvolvimento profissional.
3. Qual área seguir?
Não estranhe se alguém te perguntar sobre as suas preferências profissionais logo no começo do curso. Pode ser que você já tenha algumas áreas em mente. Mas também é comum mudar de ideia no meio do caminho. O propósito da faculdade é fazer com que você aproveite o período de estudos para conhecer o máximo que puder sobre a profissão e testar as suas habilidades em diversos setores. Talvez você não tenha essa liberdade quando já estiver no mercado de trabalho.
4. Quando fazer o primeiro estágio?
Essa é uma das perguntas mais frequentes entre os universitários. Apesar da pressão que isso envolve, não fique ansioso por causa disso. Pode parecer clichê, mas tudo acontece na hora certa. A faculdade costuma dar um suporte, divulgando as vagas de estágio em murais nos corredores ou até no portal da instituição. Alguns veteranos também montam grupos nas redes sociais com o objetivo de compartilhar esse tipo de informação. O importante é sempre estar atento aos anúncios e não desistir na primeira tentativa.
5. O que fazer para enriquecer o currículo?
Há várias formas de enriquecer um currículo. Algumas delas, inclusive, são oferecidas pela própria faculdade. Cursos livres, iniciações científicas, participações em eventos e trabalhos voluntários são ótimas opções para quem quer chamar a atenção dos recrutadores e planeja conseguir horas complementares. Quer uma dica? As atividades extracurriculares são grandes aliadas. Por isso, não deixe de dar atenção para elas.
LEIA TAMBÉM:
Como escolher faculdade: 7 dicas para fazer a escolha certa
Como escolher uma profissão: confira 5 pontos a se levar em conta