6 dicas para melhorar o LinkedIn e aumentar sua visibilidade

Especialista com mais de 760 mil seguidores no LinkedIn dá dicas para otimizar o seu perfil e ser visto pelos recrutadores

 

“Você ter um perfil bacana não é o suficiente para efetivamente aparecer na rede.” O alerta é de Paulo Silvestre, jornalista e professor que tem mais de 760 mil seguidores no LinkedIn. O especialista bateu um papo com o Primeira Jornada, podcast da ESPM que te prepara para o mercado de trabalho, sobre como se destacar na plataforma profissional. Confira a seguir algumas dicas do especialista para melhorar o LinkedIn e assim alcançar maior visibilidade na plataforma:

 

1. Acesse o LinkedIn diariamente e interaja com a rede

Silvestre recomenda que o acesso ao LinkedIn seja feito diariamente e por ao menos 15 minutos. Durante essas sessões, você deve curtir e comentar postagens de outras pessoas.  “O algoritmo entende que quando você está dando uma simples curtida você está fazendo uma espécie de curadoria da rede”, explica Silvestre. “E ele recompensa as pessoas que têm mais interação na rede aumentando a exibição. No caso do LinkedIn, exibição não significa que só o que você publicar vai ser mais visto, mas também que vai aumentar a visibilidade do seu perfil quando alguém procura por um profissional como você.”

 

2. Preencha o máximo de informações que puder

O preenchimento do perfil deve ir além dos campos básicos que você é orientado a preencher ao se cadastrar na plataforma. Entre eles, foto, nome, título, experiência profissional e formação acadêmica. “Existe um botão no LinkedIn para adicionar novas sessões em que você vai descobrir que tem um monte de outras coisas. Por exemplo, cursos extracurriculares, projetos que fez, trabalho voluntário. A minha dica é clicar nesse botão de adicionar novas sessões e preencher tudo. Não sonegue informações nem para o algoritmo e nem para o recrutador”, sugere o professor.

 

3. Escreva palavras-chave no título

De acordo com Silvestre, alguns campos do perfil têm um peso maior para o algoritmo e o principal deles é o título, texto que aparece logo abaixo do nome do usuário. Um espaço com menos de 300 caracteres em que temos que ser muito assertivos, colocando palavras-chave. “As vezes eu vejo ‘Trabalhando para um mundo melhor’, que é bonito, mas o recrutador não vai escrever isso [durante a pesquisa por um candidato]. Vai escrever ‘jornalista especializado em economia’”, exemplifica. “Então essas palavras devem ser colocadas nesse campo. Se você colocar as palavras certas e alguém buscar por elas, você fura a fila de todo mundo e vai lá na frente na lista do recrutador.”

 

4. Preencha corretamente o campo sobre

“O pessoal geralmente faz um resumo do currículo [no campo sobre]. Isso é um uso errado desse campo. O sobre é um espaço de marketing pessoal, inclusive, para você dizer o que não está nos outros campos. O que você coloca ali? Por exemplo, seus valores, sua jornada, o que te trouxe até esse ponto”, sugere Silvestre. “Esse é um espaço de marketing pessoal para que quem visite o seu perfil bata o olho e pense ‘que interessante essa pessoa, quero saber mais sobre ela’.”

 

5. Publique sobre o tema pelo qual quer ser conhecido

“Se você é um jornalista, um comunicador, um especialista em marketing, por exemplo, a maior parte de suas publicações deve ser associada a isso, porque você quer que as pessoas te reconheçam como tal”, sugere o professor. “Ao contrário de outras redes, como o Facebook, em que cada hora você publica sobre uma coisa diferente, no LinkedIn fazer isso é um caminho ruim. Porque se agora fala de marketing, depois de esporte, depois sobre culinária, depois sobre política, você é um especialista em que afinal de contas? Precisa existir uma consistência em torno da imagem que você quer passar para o mercado.”

 

6. Faça networking com estratégia

O especialista recomenda cautela ao criar sua rede de conexões. Priorize pessoas que você de fato conhece – com que já trabalhou, estudou ou tem amizade – e que são estratégicas para sua carreira. “Se você está querendo ser contratado ou fazer negócio com uma empresa, procure pessoas que trabalhem nessa empresa e que tenham um perfil parecido com o seu ou com quem você gostaria de falar”, sugere Silvestre. “Eventualmente, essas pessoas vão te aceitar e a partir desse momento aumenta a chance de elas verem suas publicações. Quando você chegar na empresa, a pessoa pode dizer ‘conheço você, já vi suas coisas no LinkedIn’.”

 

Ouça o episódio completo e veja mais dicas para melhorar o seu perfil no LinkedIn:

 

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