Professora da ESPM e estagiária efetivada da Braskem falam sobre o assunto e dão dicas sobre como se destacar ao longo do estágio
A rotina de um estagiário envolve preocupações que vão desde questões referentes ao cotidiano dentro de uma sala de aula até as metas que devem ser cumpridas em uma empresa. Entre as inquietações com as quais esse profissional precisa lidar, está conquistar um cargo no mercado de trabalho depois de encerrar o período de estágio. As dicas de como ser efetivado no estágio foram exploradas em um dos episódios do podcast Primeira Jornada, produzido pela ESPM. O programa contou com a participação de Letícia Ramos, analista júnior de Pessoas e Organização da Braskem, e Ligia Oliveira, professora da ESPM e gerente de projetos de Recursos Humanos da Cia de Talentos. Confira alguns destaques dessa conversa:
1. Mantenha uma relação de confiança com a liderança
Segundo as profissionais, o ponto de partida para conseguir uma efetivação depois de um período de estágio é manter uma relação de confiança com as figuras de liderança. “É sempre importante fazer essa busca espontânea pelo feedback, por entender mais as expectativas em relação às atividades que estão sendo feitas, conversando diretamente com a liderança e entendendo um pouco melhor o que ela espera desse papel da pessoa que é estagiária”, afirma a professora da ESPM. “No dia a dia, é natural que seja necessário fazer conversas sensíveis, feedbacks construtivos, e é importante ser um ambiente de confiança para que essas conversas aconteçam de forma mais rápida e mais fluida”, completa.
2. Mostre interesse pelo trabalho que é feito pela empresa
As profissionais ainda acrescentam que, complementar a uma boa performance, outro fator que contribui para que um estagiário ganhe destaque e avance mais alguns passos no caminho de conquistar uma efetivação é demonstrar interesse pela empresa e pelos serviços que ela oferece. “Um elemento que também ajuda a pessoa a se destacar no estágio é se interessar pelo negócio da empresa, a sua área de atuação, para que as suas atividades no dia a dia estejam bem alinhadas com essa visão maior do negócio”, diz Ligia.
3. Manifeste o seu desejo
Na opinião de Letícia, analista da Braskem – que passou por essa experiência na prática –, a primeira iniciativa de um estagiário que está em busca de uma efetivação deve ser expor o seu desejo para os seus respectivos supervisores. “Às vezes a gente fica com essa questão de que a empresa é responsável por nos dar os insumos para a nossa carreira – claro que ela vai nos apoiar com as suas formas de desenvolvimento e tudo mais –, mas a gente é responsável pela nossa carreira e pelo nosso caminho”, explica. “É importante falar sobre os nossos objetivos. Se a gente não tiver clareza sobre esses objetivos, é importante expor também”, recomenda.
4. Faça networking com pessoas de outras áreas da empresa
Para Letícia, outra palavra que não pode ficar de fora do vocabulário de quem sonha com uma efetivação é o networking. “Para além de cumprir com as suas atividades, conecte-se com as pessoas – não somente do seu time. Faça conexões com diversas outras pessoas da empresa, porque assim você pode ficar sabendo de outras oportunidades. Às vezes, não tem uma vaga na sua área, mas tem uma vaga em uma área correlata. O importante é você fazer o seu networking”, sugere.
Quais são os critérios para um estagiário ser efetivado?
De acordo com a especialista da Cia de Talentos, os motivos que fazem um estagiário ser efetivado dentro de uma empresa são variados e podem ir além do desempenho. Entre as premissas que levam esse profissional a alcançar um cargo dentro de uma organização, Ligia também cita a aderência cultural – ou seja, o grau de compatibilidade do perfil do estagiário com a cultura organizacional da instituição – e a disponibilidade de vagas no momento em que esse processo de aprendizagem for encerrado.
Ouça o episódio completo:
LEIA TAMBÉM: