Lista com longas lançados em 2024 para você aproveitar o fim de ano e colocar os filmes atrasados em dia
O fim de ano é um ótimo período para colocar a lista de filmes atrasados em dia. Pensando nisso, o #TMJ conversou com João Matta, professor de Teoria da Comunicação e Linguagens do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM e pesquisador nas áreas de Comunicação e Consumo, para pedir indicações dos melhores longas lançados em 2024.
Matta, que também possui formação em psicanálise, escolheu seis produções cinematográficas, com diferentes gêneros e estilos, que prometem agradar a todos.
Divertida Mente 2
A animação acompanha Riley, agora adolescente, enfrentando as mudanças e desafios dessa fase da vida, enquanto novas emoções chegam à sala de controle. Para João Matta, apesar de simplificar conceitos, Divertida Mente 2 é interessante já que, de forma didática, explica como os seres humanos funcionam. É um filme para refletir, em família, sobre sentimentos como alegria, raiva e as transformações internas que a adolescência traz.
Ainda Estou Aqui
Adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui acontece durante a década de 1970, quando o Brasil passava pelo endurecimento da ditadura militar. O longa mostra a trajetória da família Paiva após o desaparecimento de Rubens, levado por oficiais à paisana. Segundo o professor da ESPM, além de ser uma boa adaptação, o filme oferece uma experiência imersiva e leva o espectador a reflexões sobre a resiliência e força.
Dias Perfeitos
Dirigido por Wim Wenders, o longa acompanha um zelador de banheiros públicos em Tóquio e revela a beleza das pequenas coisas do cotidiano. De acordo com Matta, é um filme meditativo e contemplativo da vida. Além disso, ele detalha que, ao contrário das produções que usam técnicas para prender a atenção nos primeiros minutos, Dias Perfeitos convida o espectador a um ritmo diferente, repleto de poesia visual e sensorial.
A Substância
Após ser demitida de seu programa fitness na televisão, uma celebridade em decadência decide experimentar uma droga clandestina que promete uma versão rejuvenescida e aprimorada de si mesma. João Matta explica que, embora tenha alguns acontecimentos desnecessários, o filme se destaca pela narrativa densa e significativa. Para ele, a atuação marcante de Demi Moore a credencia a uma forte candidata ao Oscar.
Duna: Parte Dois
A produção leva o espectador de volta ao universo de Arrakis, onde Paul Atreides enfrenta escolhas difíceis entre o amor e o destino do universo ao mesmo tempo em que tenta evitar um futuro devastador. O professor da ESPM destaca que a direção de Denis Villeneuve é impecável e que os dois filmes mais novos da saga entregam uma narrativa mais compreensível e completa do que o longa dos anos 1980.
Caminhos cruzados
Com o objetivo de trazer a sobrinha, uma mulher trans, de volta para casa, Lia, uma professora aposentada da Geórgia, embarca em uma viagem com o vizinho Achi até Istambul. Entre as belezas ocultas do local e as conexões inesperadas que surgem, ambos tentam não perder o objetivo de encontrar Tekla. João Matta elogia o filme por sua abordagem delicada e humana, destacando a importância do longa para compreender cultura versus diversidade.
LEIA TAMBÉM:
7 filmes e séries que mostram a produção de podcasts