Entre as indicações estão obras sobre história, autoconhecimento, liderança e educação financeira
Além de expandir o vocabulário e desenvolver o pensamento crítico, a leitura é uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e profissional. Por isso, a redação do #TMJ pediu indicações de livros que todo mundo deveria ler para bibliotecárias da ESPM. Confira a lista e entenda como as obras podem transformar a sua forma de pensar.
Raízes do Brasil – Sérgio Buarque de Holanda
Uma das obras fundadoras da historiografia e das ciências sociais modernas no Brasil. Sérgio Buarque elabora categorias centrais para o entendimento da especificidade histórica brasileira, como a do homem cordial, incapaz de agir de acordo com a letra da lei, o que explicaria a frouxidão das instituições e da organização social do país.
“O livro oferece uma análise profunda e crítica das influências que moldaram a identidade brasileira, ajudando a entender as complexidades do nosso país”, explica Tamara Lombardi.
Sapiens – Uma Breve História da Humanidade – Yuval Noah Harari
Um relato eletrizante sobre a aventura de nossa extraordinária espécie – de primatas insignificantes a senhores do mundo. O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Yuval Noah Harari aborda de forma brilhante estas e outras questões da nossa evolução.
Tamara Lombardi afirma que é um dos livros que todo mundo deveria ler e entender a trajetória da humanidade. “Mais do que relatar fatos históricos, ‘Sapiens’ provoca reflexões profundas sobre nossa natureza, crenças, economia, política e o impacto do ser humano no planeta.”
A Coragem de Não Agradar: como a filosofia pode ajudar você a se libertar da opinião dos outros, superar suas limitações e se tornar a pessoa que deseja – Ichiro Kishimi
Inspirado nas ideias de Alfred Adler – um dos expoentes da psicologia ao lado de Sigmund Freud e Carl Jung –, o livro apresenta o debate transformador entre um jovem e um filósofo. Ao longo de cinco noites, eles discutem temas como autoestima, raiva, autoaceitação e complexo de inferioridade. Aos poucos, fica claro que libertar-se das expectativas alheias, das dúvidas que nos paralisam e encontrar a coragem para mudar está ao alcance de todos.
“O livro ensina como se libertar da necessidade de agradar os outros e viver de acordo com suas próprias convicções. Aborda também como superar limitações pessoais e desenvolver a coragem para mudar aspectos da sua vida que não te satisfazem”, conta Ana Cristina de Almeida Ropero.
Me Poupe! – 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso – Nathalia Arcuri
Com linguagem acessível, Nathalia Arcuri ensina conceitos fundamentais de educação financeira. O livro aborda temas como planejamento de gastos, investimentos e renda extra, ajudando o leitor a conquistar a independência financeira.
Caroline Souza compartilha a experiência com a obra: “Aprendi a importância de ter uma reserva de emergência e diversificar os meus investimentos em curto, médio e longo prazo. Além disso, o livro ressalta a importância de estabelecer metas financeiras claras, o que me motivou a planejar melhor o meu futuro”.
A Estreia do Líder: os primeiros passos na trilha da liderança – Paulo Vieira de Campos
De forma instrutiva, dinâmica e instigante, o autor nos conduz nesta caminhada literária ao universo da liderança, que integra as etapas: aprender, liderar, ensinar e transformar. O leitor vai conhecer o passo a passo de todo caminhante que inicia na estrada da arte de inspirar e motivar pessoas a realizarem um trabalho e conquistarem um objetivo.
“O livro me ofereceu uma nova perspectiva sobre liderança, destacando habilidades como comunicação eficaz, empatia e tomada de decisão. Com exemplos práticos e conselhos aplicáveis, a obra me ajudou a entender melhor os desafios e responsabilidades de ser um líder”, conta Caroline Souza.
Comece pelo Porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir – Simon Sinek
Ilustrando suas ideias com histórias de Martin Luther King, Steve Jobs e os irmãos Wright, Simon Sinek mostra que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles.
Para Larissa Kauer de Oliveira, essa é uma leitura que, além de explicar como líderes conseguem engajar equipes, leva a uma autorreflexão. “O autor ensina que, com o propósito claro, tanto na vida pessoal quanto profissional, você trilha caminhos mais fáceis e bem-sucedidos”, explica.
Como Enfrentar o Ódio: a internet e a luta pela democracia – Felipe Neto
O influenciador Felipe Neto aborda um dos maiores desafios da atualidade: a disseminação do ódio, especialmente no ambiente digital. Utilizando a própria experiência como base, o autor oferece uma perspectiva única sobre a internet e seu papel na manipulação dos usuários, e nos convida a usar a boa comunicação para combater o obscurantismo, o retrocesso e o ódio que assola a sociedade.
Larissa Kauer de Oliveira enfatiza a relevância do tema e que isso faz com que seja um dos livros que todo mundo deveria ler. “Na obra, o autor explora as raízes e os mecanismos que alimentam o ódio, discutindo tanto as causas psicológicas quanto as consequências sociais desse fenômeno”, conta ela.
LEIA TAMBÉM:
11 livros para quem não gosta de ler