11 livros para quem não gosta de ler

Dos clássicos aos best-sellers, professora indica obras para despertar o prazer pela leitura

 

Um dos motivos para não gostar de ler é a dificuldade de se transportar para as histórias. “O desenvolvimento desse hábito estimula a imaginação e a criatividade, ajuda a ampliar e a aprimorar vocabulário, expande a nossa capacidade de abstração ao nos levar a tempos e mundos muito distantes da nossa própria realidade e, principalmente, nos ajudar a enxergar a vida por diferentes ângulos”, avalia Rosimeire Giabinni, professora de Geografia e Projeto de Vida do Instituto Madre Mazzarello, em São Paulo. Para tornar esse caminho mais prazeroso, a educadora elaborou uma lista para despertar o prazer pela leitura. Veja a seguir 11 livros para quem não gosta de ler:

 

1. Game of Thrones, George RR Martin

Livro 1

A saga também dá o nome ao primeiro dos sete livros de As Crônicas de Gelo e Fogo (1996), série de romances de fantasia do autor norte-americano. Os acontecimentos são apresentados a partir de vários pontos de vista dos personagens das casas nobres de Westeros, da Muralha e dos Targaryen. Deu origem a diversas obras spin-off e jogos, sendo a base para a primeira temporada da série de televisão da HBO (2011).

 

2. Harry Potter, J.K. Rowling

Livro 2

A série de sete romances de fantasia, que teve sua primeira obra lançada em 1997, narra a vida de um jovem bruxo, Harry Potter, e de seus amigos Hermione Granger e Rony Weasley, todos estudantes da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A história central é o conflito de Harry com o bruxo das trevas Lord Voldemort, que pretende se tornar imortal e subjugar bruxos e trouxas (pessoas não-mágicas). Em fevereiro do ano passado, os livros atingiram mais de 600 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-os a série mais vendida da história, disponível em 85 idiomas. Os sete livros originais foram adaptados para oito filmes homônimos pela Warner Bros.

 

3. Desventuras em Série, Lemony Snicket

Livro 3

A série de treze livros que começaram a ser lançados em 1999,  trata das aventuras dos três órfãos Baudelaire após a morte de seus pais em um incêndio e as agruras vividas nas mãos de diferentes tutores. A ambientação da história é anacrônica, e a série é repleta de alusões literárias e culturais. Os três primeiros livros foram adaptados para o cinema (2004) e a série ganhou uma versão também na Netflix (2017).

 

4. Percy Jackson & Os Olimpianos, Rick Riordan

Livro 4

A série com cinco livros, publicados entre 2005 e 2009, conta a saga do menino Percy Jackson, que aos 12 anos descobre que é um semideus, filho de Poseidon. A história, que combina muita aventura e mitologia grega, se passa em Nova York nos anos 2000, ganhou milhões de fãs em todo o mundo e vários spin-off. Este ano, o streaming Disney Plus incluiu o título no catálogo da plataforma.

 

5. Terror a Bordo: 17 histórias turbulentas, vários autores

Livro 5

O livro tem curadoria de Stephen King, mestre do terror e autor best-seller mundial, e de Bev Vincent (colunista da revista de terror Cemetery Dance). Como o título adianta, são 17 contos em torno de tudo o que pode dar errado quando se está a 20 mil pés de altura e sem poder sair.

 

6. Histórias Extraordinárias, Edgar Allan Poe

Livro 6

Livro de 1845, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, sinônimo de histórias de mistério, suspense e narrativas de teor sobrenatural. O livro reúne dezoito contos fantásticos, com personagens de grande profundidade psicológica vivendo situações apresentadas por artifícios discursivos inovadores até hoje.

 

7. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

Livro 7

Leitura obrigatória dos estudantes brasileiros, a obra lançada em 1881 inaugura o Realismo no Brasil. Assim como os demais livros do autor, traz seu tom cáustico e irônico e rompe com a narração linear e objetivista da época para retratar a escravidão, as classes sociais, o cientificismo e o positivismo da época. Também antecipou e precedeu uma série de elementos de vanguarda que só seriam ampliados e assimilados no século seguinte.

 

8. Os Sertões, Euclides da Cunha

Livro 8

Do jornalista e escritor brasileiro. Tem como pano de fundo a Guerra de Canudos (1896-1897), ocorrida no interior da Bahia. O livro de 1902 é uma obra fundamental (e obrigatória) da literatura e da cultura nacional, sendo considerado o primeio livro-reportagem brasileiro. Mescla as prosas científica e artística e também pode ser entendido como uma obra de Sociologia, Geografia, História ou crítica humana. Dividido em três partes (“A terra”, “O homem” e “A luta”), retrata o sertanejo, seu modo de vida e condição social; as origens da terra e, finalmente, o conflito.

 

9. O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry

Livro 9

Clássico da literatura mundial, o livro lançado em 1943 marcou gerações de leitores, trazendo a história (de inspiração autobiográfica) de um piloto que cai com seu avião no deserto do Saara e encontra um “pequeno príncipe”. A obra, uma das mais traduzidas em todo o mundo e com ilustrações do próprio autor, apresenta elementos fantásticos e metáforas para valorizar aprendizados sobre afeto, sonhos, esperança e o sentido da vida.

 

10. Revolução dos Bichos, George Orwell

Livro 10

Fábula sobre o poder que narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. A história lançada em 1945 é, na verdade, uma sátira sobre corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e para  criticar o modelo comunista da era stalinista. Figura na lista elaborada pela revista americana Time dos 100 melhores romances da língua inglesa.

 

11. Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago

Livro 11

A obra de 1995, uma das mais famosas e renomadas do autor, narra a história da epidemia de cegueira branca que se espalha por uma cidade, causando um grande colapso na vida das pessoas e abalando as estruturas sociais, assim como as reações do ser humano diante das necessidades e sua incapacidade e impotência — levando o leitor a refletir sobre a moral, costumes, ética e preconceito.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Como escrever um livro? Confira dicas e um passo a passo

Tropes: conheça recursos narrativos usados em romances

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER