Aprendizagem significativa: tudo que você precisa saber

Descubra o que é aprendizagem significativa, como funciona e quais são os seus benefícios 

 

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação se conecta de forma relevante a um aspecto já existente na consciência de um indivíduo. Para entender um pouco mais sobre esta aprendizagem, conversamos com Claudia Silva, coordenadora de pesquisa pedagógica do NIP ESPM e professora do ESPM LifeLab. 

 

O que é aprendizagem significativa? 

De acordo com a professora, a aprendizagem significativa surge quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios do estudante. “Na aprendizagem significativa, o mais importante é o que já sabemos, pois, a partir deste conhecimento conseguimos associar novas informações e com essa dinâmica conseguimos transformar, ampliar e fortalecer os nossos conhecimentos”. 

 

Como a atribuição de significados contribui para uma aprendizagem efetiva? 

Para a coordenadora de pesquisa pedagógica, a memorização é uma etapa do processo de conhecimento, muito atrelada a aprendizagem mecânica. Quando o indivíduo ainda não possui conhecimento sobre determinado tema, ele tende a realizar um esforço para memorizá-lo.  

 

“A aprendizagem de um novo conceito que não encontra apoio no conhecimento se realiza de forma mecânica.  Quando um novo conceito se conecta ao que eu já conheço, eu posso atribuir novos significados a ele. Podemos pensar na aprendizagem mecânica como uma rota em direção à significativa, na medida que eu atribuo novos significados aos conceitos, eu amplio as possibilidades de aprendizagem e fortaleço o meu conhecimento sobre um determinado assunto”, comenta Claudia. 

 

Quais são os principais benefícios da aprendizagem significativa? 

Segundo Claudia, o principal benefício da aprendizagem significativa é: na medida em que uma nova informação encontra apoio para achar os conceitos que já estão estabelecidos na memória, o acionamento deste conhecimento pode se realizar de maneira mais rápida.  

 

“Cabe destacar que a atribuição de significado é idiossincrática. Ou seja, própria de cada indivíduo, isso porque os níveis de conhecimento sobre um determinado assunto variam. Podemos citar como exemplo uma pessoa que possui conhecimento sobre os conceitos envolvidos no jornalismo e anos de experiência na profissão, ela terá muito mais facilidade para articular novas informações referente a área do que uma pessoa que está começando nesse setor”, finaliza a professora.  

 

LEIA TAMBÉM:

Estilos de aprendizagem: conheça os principais e descubra o seu

5 dicas de como começar uma redação do Enem

Quiz: você sabe o que vereadores e prefeitos fazem?

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER