Descubra como conseguir desconto na faculdade por meio de programas e benefícios governamentais e de escolas superiores
Você sabe como conseguir desconto na faculdade? Preparamos este conteúdo para te apresentar algumas maneiras de reduzir os custos do ensino superior. Para garantir alguns desses benefícios, é necessário fazer o Enem e não zerar na redação, mas existem também outras formas de obter um abatimento nas mensalidades. Confira a seleção de descontos ofertados:
Desconto com a nota do Enem
Com uma boa nota no Enem, o estudante pode ter descontos em mais de 80 cursos diferentes e garantir bolsas de estudos de 30%, 50% ou até 100%, diretamente com as instituições de ensino ou por meio de programas, como o Sisu. Veja como funciona na ESPM.
Desconto para irmãos
O desconto é destinado a irmãos e enquanto ambos estiverem devidamente matriculados em algum curso de graduação da ESPM, cada um receberá o desconto de 5% nas matrículas e mensalidades. Este desconto é válido para todas as formas de ingresso na faculdade. Após as matrículas de ambos tiverem sido efetivadas, é necessário abrir um requerimento diretamente no Portal do Aluno da instituição solicitando a inclusão do desconto para irmãos.
Transferência
Algumas instituições de ensino oferecem descontos para estudantes de outras faculdades que querem se transferir. Os descontos podem chegar a até 80% da mensalidade. Cada instituição costuma ter uma política específica para as transferências.
Bolsa restituível
Uma bolsa custeada parcialmente pela faculdade, após a graduação o aluno paga um montante emprestado em parcelas mensais. Na ESPM, por exemplo, a Bolsa Parcial Restituível é destinada aos estudantes que tenham necessidade de auxílio financeiro e que comprovem renda mensal bruta per capita do grupo familiar entre 2 e 5 salários mínimos.
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
O FIES é um programa do governo brasileiro que oferece financiamento a estudantes de cursos superiores em instituições privadas, com condições especiais: juros mais baixos e prazos extensos. O objetivo é facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes que não podem arcar com os custos das mensalidades.
Pode se inscrever nos processos seletivos do Fies, o candidato que tenha participado do Enem e que tenha conseguido média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação. O desconto está disponível para os estudantes que tenham renda familiar mensal, por pessoa, de até 3 salários-mínimos. Saiba mais.
Programa Universidade Para Todos (ProUni)
O ProUni oferece semestralmente bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades particulares. Para participar do ProUni, o estudante não pode ter diploma superior e precisa ter baixa renda. O candidato também precisa atender outros requisitos, como, por exemplo, ter feito o ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista na rede particular.
Para participar do programa, o estudante deve ter conquistado pelo menos 450 de média em uma das últimas duas edições do Enem e não ter zerado na redação. Saiba mais.
LEIA TAMBÉM:
10 estratégias de leitura para melhorar o seu aprendizado
7 apps para estudar e aprender mais
Conheça 8 formas de fazer faculdade de graça ou pagando parcialmente