De filmes de cinema a vídeos profissionais para o TikTok, esse setor tem espaço para quem gosta de criar e inovar
O setor de cinema e audiovisual cresceu nos últimos anos não só por conta da ascensão dos canais de streaming, mas por causa da própria internet. Plataformas como TikTok e YouTube e mesmo sites de grandes marcas abrem um universo de possibilidades para quem domine as técnicas para contar uma história com o uso de imagens em movimento.
Para saber tudo sobre o curso e quais são as possibilidades de trabalho para quem se forma na área, o #TMJ conversou com os professores Tainá Xavier Pereira Huhold, Hadija Chalupe da Silva, Pedro Butcher e Gabriel Marinho da graduação em Cinema e Audiovisual da ESPM no Rio.
Para quem é indicado o curso de Cinema e Audiovisual?
O curso é multidisciplinar e aborda muitas áreas diferentes, que vão do roteiro à distribuição de um filme. Qualquer pessoa interessada pelo segmento, inclusive aquelas que gostam de pesquisa e consequentemente podem fazer mestrado e doutorado, pode fazer essa graduação.
O que se aprende?
O curso dá uma base de tudo o que envolve a produção de um filme, documentário, série para a televisão, storytelling e outras narrativas feitas com o uso da imagem. Assim, o aluno é introduzido nas principais áreas como produção, direção, direção de fotografia e de arte, roteiro, fotografia, iluminação, captação sonora, edição e montagem. A grade curricular também inclui distribuição, exibição, direito autoral, apresentação do material em festivais e mostras de cinema, entre outros.
Quais as vantagens de se formar em Cinema e Audiovisual?
Antes a comunicação por meio de filmes e audiovisual era um mercado mais fechado e nichado, quase restrito a documentários, filmes, novelas e apresentações. Hoje, a amplitude de segmentos e plataformas permite abrir novos caminhos a todo momento. Existe um campo de trabalho grande e diversificado para quem usar a criatividade para contar uma história.
Áreas de atuação para quem se forma em Cinema e Audiovisual
A popularização da linguagem cinematográfica em plataformas digitais como YouTube, Instagram, TikTok e sites de empresas e grandes marcas abriu ainda mais as possibilidades nessa área. Além do trabalho tradicional em filmes de curta ou longa metragem, programas de televisão, novelas, documentários e apresentações audiovisuais, há um campo de atuação na produção de storytelling, de VOD (video on demand) para canais de streaming e no segmento de games.
Salários médios
Cenógrafo R$ 7,1 mil
Diretor cinematográfico R$ 12 mil
Diretor de fotografia R$ 8,8 mil
Editor de vídeo R$ 3,1 mil
Produtor executivo R$ 4,4 mil
Produtor audiovisual R$ 3,2 mil
Roteirista R$ 3,5 mil
Fonte: Glassdoor. Salários médios no Brasil
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Livros para quem curte cinema e audiovisual:
O cinema e a Invenção da Vida Moderna, Leo Charney e Vanessa Schwartz
O Discurso Cinematográfico: A Opacidade e a Transparência, Ismail Xavier
Design e Linguagem Cinematográfica, Ludmila Ayres Machado
O Cinema e a Produção, de Cris Rodrigues
Mulheres de Cinema, organização Karla Holanda
Espelho Partido: Tradição no Documentário, de Silvio Da-Rin
Cinema e Política, de Leif Furhammar e Folke Isaksson
Filmes para quem curte cinema e audiovisual:
Um Homem com a Câmera (1929), de Dziga Vertov
Dr. Stranglove (1964), de Stanley Kubrik
Que Horas Ela Volta (2015), de Anna Muylalert
Documentários para quem curte cinema e audiovisual:
Varda por Agnès (2019), de Agnès Varda
Minha Viagem à Itália (1999), de Martin Scorsese
Cabra Marcado Para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho
Be Natural: A História Não Contada da Primeira Cineasta do Mundo (2018), de Pamela B. Green
Set (2007), de Adriana Camacho