O mercado de marketing assiste ao surgimento de atividades multitarefas ligadas ao universo digital. Veja algumas dessas novas funções
Quem estuda marketing pode atuar, além das tradicionais agências e do mundo corporativo — em áreas e funções cada vez mais especializadas. “Hoje temos muitas demandas novas e complexas por exigirem conhecimentos específicos e habilidades de outras profissões”, explica Alessandro Souza, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM Porto Alegre.
“Agora, é muito comum um gerente de marketing também exercer a digitalização de mídias sociais ou trabalhar como gerente de produto, por exemplo”, avalia o professor. Outra exigência é que o profissional de marketing seja cada vez mais versátil. “O mercado exige que ele saiba preparar um roteiro ou conhecer temas antes inerentes ao design e outras expertises que não faziam parte dessa rotina”, acrescenta Souza.
Confira, a seguir, seis novas profissões em marketing:
1. Gestão de social media
Administra e também pode produzir conteúdo para diferentes plataformas digitais. Entre suas funções estão analisar dados, monitorar resultados, criar postagens e liderar as estratégias para as redes sociais. Seu objetivo é promover a presença da empresa nas redes sociais.
2. Filmaker
Não só produz os filmes e vídeos para as redes, mas autogerencia os conteúdos. É um profissional extremamente requisitado, que precisa conhecer a linguagem e os formatos de cada rede (TikTok e Instagram, por exemplo) e ter a habilidade de criar roteiros.
3. User Experience
Quem atua nessa área precisa entender a experiência do usuário em todos os espaços digitais da empresa e também “saber pensar” a arquitetura das informações em conjunto com diferentes áreas. Por exemplo, a usabilidade de navegação de um aplicativo ou de um site, se o conteúdo do site conversa com o que está sendo divulgado nas redes.
4. Empreendedorismo digital
Gerador de conteúdo próprio, para outros e para empresas, monetizando os canais. Em geral, o profissional já tem muitas habilidades de lidar com grande parte das ferramentas de edição e design, porém a teoria do curso aprimora os conhecimentos de roteiro, gestão, análise de dados e marketing para o estabelecimento e sucesso dessas plataformas — que chegam, com os passos corretos, a monetizar rapidamente em nível de gerência.
5. Gerenciamento de influenciadores
Entre outras atividades, o profissional que atua nessa função analisa quantos e quais tipos de influenciadores (micro ou macro, especialista ou influencer etc.) e quais os alcances que eles promovem dentro de um amplo guarda-chuva de produtos. Além da criteriosa seleção desses colaboradores, o gestor deve ter a capacidade de orientá-los para que se expressem da maneira adequada com cada um dos públicos da empresa para persuadir, construir ou fortalecer a marca. Aqui também foca-se no relacionamento direto com o portfólio desses influenciadores, organizando-os conforme a presença da marca (audiovisual, usabilidade de apps, podcasts, comerciais, conteúdos específicos para canais, stories) e a linguagem adequada para cada uma das plataformas.
6. Gerenciamento de marcas pessoais
Cria, roteiriza e produz conteúdos em todas as plataformas, assim como a gestão dessas redes para profissionais liberais de todas as áreas.
Como esses profissionais são preparados?
As novas funções e exigências do mercado estão transformando também nas graduações que preparam os profissionais de marketing. É o caso do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM. “Nossa grade sempre tem um olhar mercadológico, ao lado das melhores ferramentas, sem deixar de lado os aspectos das ciências humanas e das soft skills”, esclarece Alessandro.
“Isso garante a capacidade crítica reflexiva e outras habilidades interpessoais que são necessárias, independentemente se o aluno vai atuar nas grandes corporações, nos novos meios, como a indústria de games ou análise de dados ou se vai empreender.”
LEIA TAMBÉM: