Fundamentos de marketing e economia: conheça as disciplinas

Matérias presentes na grade de várias graduações têm o objetivo de familiarizar o aluno a determinados conceitos e são porta de entrada para outras disciplinas

 

Alguns conteúdos são universais e essenciais para os primeiros passos na profissão — tanto que fazem parte da grade curricular de várias graduações, especialmente nos primeiros semestres. É o caso das disciplinas de fundamentos de marketing e fundamentos de economia.

 

“Na ESPM, essas disciplinas são chamadas de nacionais porque aparecem em praticamente todos os cursos, nas três unidades da instituição, com o mesmo peso”, explica o Cristiano Amaral, coordenador acadêmico do Lifelab, conjunto de disciplinas optativas da ESPM para o desenvolvimento de soft skills.

 

“Elas são unificadas, assim como as provas, realizadas nos finais dos semestres para as cinco áreas de conhecimento — marketing, economia, finanças, estatística e humanas.”

 

Como exemplo, no caso de marketing, fundamentos de marketing e marketing estratégico. Economia, fundamento de economia. Finanças, finanças aplicadas ao mercado. Estatística, análise e visualização de dados e, em humanas, antropologia, sociologia, filosofia e psicologia.

 

Para que servem as disciplinas de fundamento

Esses conteúdos aplicados têm o objetivo de familiarizar o aluno a determinados conceitos e práticas de cada universo, sendo a porta de entrada para entender as demais disciplinas continuadas bem como a evolução dos temas — como plano de marketing ou branding. “Elas são essenciais para a construção do conhecimento tanto no ambiente acadêmico quanto no profissional porque trazem a especificidade de certos temas para o planejamento dos cursos”, acrescenta.

 

Além disso, tais disciplinas fornecem o ferramental necessário para aqueles que começam a atuar mais cedo, dentro e fora da ESPM. “Elas dão o apoio inicial aos estagiários que estão nos primeiros e segundo semestres, oferecendo também maior segurança para que eles construam suas bagagens.”

 

O professor também explica que essas disciplinas proporcionam um grande embasamento teórico e ressaltam a importância de diferenciar, no mercado de trabalho, quem tem conhecimento sólido dos que trabalham com “feeling”. “Um profissional contratado com essas especialidades traz consigo um repertório muito mais vasto daquela rotina e daí o valor do estudo na formação.”

 

6 habilidades oferecidas pelas disciplinas de fundamentos

 

  • Em geral, ao serem ofertadas nos primeiros semestres, têm a responsabilidade de “receber” o aluno, apresentar as principais diretrizes do curso, impulsionar, motivar e oferecer meios de adaptá-lo à nova rotina de estudos.

 

  • Algumas delas podem ser obrigatórias, sendo imprescindíveis de serem cursadas pelos alunos para a obtenção do título da graduação.

 

  • Apesar de parecerem “conceitos básicos e princípios”, representam um forte alicerce para entender e aprender os conteúdos subsequentes.

 

  • Oferecem um panorama de aspectos estratégicos e uma visão abrangente para mapear as diferentes oportunidades e caminhos apresentados pelo curso.

 

  • Ajudam o aluno a lidar com diferentes questões, inclusive as relacionadas às práticas profissionais.

 

  • Possibilitam conhecer a amplitude do ambiente onde os alunos atuarão os próximos anos, ofertando conhecimento e vivência mais completos.

 

LEIA TAMBÉM:

Conheça mudanças que estão revolucionando as áreas de marketing e publicidade

Futuro do mercado de trabalho: como será e como se preparar

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER