Conheça as normas de convivência dos escritórios

Dress code, fone de ouvido, respeito aos colegas. Conheça algumas normas não escritas dos ambientes de trabalhos fundamentais para uma convivência harmônica 

 

Empresas de diferentes setores do mercado estão pedindo para que os seus colaboradores retornem aos escritórios. Para quem nunca atuou nesse tipo de ambiente, a mudança na rotina e os novos hábitos de trabalho podem ser uma incógnita. Se identificou com esse perfil? Para te ajudar a se preparar, a equipe do #TMJ listou algumas normas de convivência dos escritórios.  

 

O conteúdo foi inspirado no episódio #33 do Primeira Jornada, o podcast da ESPM que te prepara para o mercado de trabalho. O programa contou com a participação de Bruna Tamires Nascimento, gerente do programa de Aprendizagem na Companhia de Estágios, que deu dicas sobre o assunto. Confira:  

  

Conheça o dress code da empresa 

A dica de Bruna para quem tem dúvidas sobre quais roupas usar em um contexto corporativo, é se familiarizar com a cultura da empresa em questão e conversar com os colegas mais experientes. “O que eu posso falar em relação a dress code é que algumas empresas ainda acham esse tema superimportante. Então, por isso, é muito essencial que vocês entendam a empresa em que vocês trabalham”, afirma. “Se não tem nenhuma informação, um guia de convivência da empresa, pergunte para o seu colega talvez um pouco mais experiente, que tem um pouco mais de tempo na empresa”, recomenda. 

 

Cuidado com o que diz e com o tom 

De acordo com a especialista, um dos erros mais comuns de quem está iniciando uma carreira e está frequentando um escritório pela primeira vez é se descuidar com as palavras. “Tomem cuidado com o que vocês falam dentro do escritório, tomem cuidado com o tom de voz, evitem palavrões. A gente não sabe se a galerinha ali está em uma reunião e às vezes o seu palavrão ou a sua piada fora de hora pode sair em uma reunião extremamente importante”, comenta. 

 

“Quando a gente fala de brincadeiras. A gente está em um ambiente corporativo –independentemente de você ter um pouco mais de intimidade com uma pessoa. É muito importante vocês perceberem qual é o nível de intimidade que vocês têm para fazer alguma piada. No presencial, existem outras pessoas envolvidas”, completa. 

 

Respeite o espaço dos seus colegas  

Apesar de parecer um tanto óbvio, Bruna lembra que, quando se trata de um ambiente que é compartilhado por diferentes pessoas – como é o caso do trabalho presencial –, é preciso respeitar o espaço dos colegas. Entre as situações cotidianas nas quais esse exercício deve ser praticado, a profissional cita o cuidado em escolher certos alimentos para fazer um lanche, por exemplo. 

 

“Não tem um espaço para eu comer um lanche, preciso comer na minha mesa. Vamos ser um pouquinho empáticos, porque talvez um cheiro muito forte de uma comida, como o de um lanche de atum, atrapalhe o seu colega do lado, que talvez não goste desse cheiro”, diz. “Eu vou comer. Mas o que eu posso comer para não fazer tanta sujeira? Você está dividindo o espaço com outras pessoas. Então, é importante sempre pensar muito no outro também quando você for fazer esses movimentos.”  

 

Utilize o fone de ouvido com moderação 

Outra questão que merece a atenção de quem trabalha em escritórios é o uso de fone de ouvido. Segundo Bruna, ao mesmo tempo que esse item pode ser um aliado de quem busca recursos para conseguir se concentrar em uma tarefa, ele também pode prejudicar a convivência e o relacionamento com outros colegas.  

 

“Utilizar fone de ouvido não é um problema. O problema é você utilizar o fone de ouvido em uma altura que, se um colega do seu lado te chama, você não consegue ouvir. Ou se está acontecendo uma conversa superlegal [e você não ouve]”, comenta. “Lembre-se: você está indo para o escritório – obviamente para trabalhar –, mas faça desse tempo proveitoso. Não saia da sua casa e entre no escritório sem falar ou escutar ninguém. Aproveite esse momento realmente para você tirar proveito dos ensinamentos dos outros.” 

 

Ouça o episódio na íntegra: 

 

 

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