Conheça benefícios de estar trabalhando no escritório

Veja situações que só quem trabalha presencialmente vive e confira algumas regras de convivência no escritório   

 

Você está em busca do primeiro emprego ou nunca pisou em um escritório? Então precisa conhecer algumas situações que fazem parte da rotina de quem trabalha presencialmente. Com base no episódio #33 do Primeira Jornada, podcast da ESPM que te prepara para o mercado de trabalho, preparamos essa lista com benefícios de estar trabalhando no escritório.  

 

Vantagem de trabalhar no escritório 

Antes de mais nada, é importante saber que o trabalho presencial oferece vantagens únicas. Uma delas é a possibilidade de se conectar com outras pessoas e trocar experiências.  

 

Para Bruna Tamires, Gerente do programa de Aprendizagem na Companhia de Estágios, o trabalho presencial tem 3 benefícios:  

 

Networking 

O networking é muito importante e um dos principais benefícios do trabalho presencial. Essa conexão pode ser desenvolvida dentro da sua própria equipe ou com colaboradores de outras áreas. “É muito importante a proximidade que o trabalho presencial traz para as pessoas. No presencial, acontecem coisas diversas como: conversas informais, idas ao café e até algumas piadas. O trabalho remoto não permite ter esse contato (diretamente) com os seus colegas”, explica Bruna.  

 

Solução de problemas 

O trabalho presencial facilita a solução de problemas, já que o contato presencial reduz a possibilidade de ruídos na comunicação. Já no home office, se você estiver com alguma dúvida ou com algum problema, tem grandes chances de demorar um pouco até que consiga resolver o empecilho.  

 

Segurança de Apresentação 

Para Bruna, participar de uma reunião presencial ajuda a adquirir segurança para se apresentar. “Reuniões online são bem efetivas, mas é muito diferente do presencial. No presencial, as reuniões costumam serem mais legais, com todos interagindo e ainda existe a possibilidade de um pós, que é o momento em que você pede feedback sobre sua apresentação e comportamento durante o bate-papo.”  

 

Cuidados no escritório 

Para ter uma convivência harmônica com os colegas, é necessário tomar cuidado com alguns comportamentos no escritório. Veja exemplos:   

 

Lanche na mesa 

Bateu a fome e você pensou em comer o seu lanche, o ideal é ir para a copa ou outro espaço feito para que as pessoas se alimentem. Caso sua empresa não tenha áreas como essas, atente-se se o cheiro não incomoda seus colegas e evite sujar o local.   

 

Fone de ouvido  

“Vamos ao escritório – obviamente para trabalhar – e é muito interessante fazer desse tempo proveitoso para você. Com o fone de ouvido, você perde toda a escuta. Quando uma atividade requer mais concentração, é bom colocar uma música baixinha, mas que você consiga escutar o todo e as conversas ao redor. O problema é que utilizam o fone para se excluir daquele ambiente”, comenta Bruna Tamires, Gerente do programa de Aprendizagem na Companhia de Estágios. 

 

Dress Code 

O código de vestimenta empresarial está menos rígido do que há 15 anos. Apesar disso, em algumas companhias ainda é comum o uso de roupas mais formais. Os funcionários devem conhecer e saber qual é o padrão da vestimenta da empresa em que vão trabalhar. 

 

Linguagem vulgar 

Os funcionários precisam se atentar com o que falam, com qual volume e qual frequência. É bom ter cuidado com palavrões e falas obscenas que podem atrapalhar as pessoas e gerar insatisfação no ambiente. Além disso, respeite o momento de cada pessoa e as situações importantes do dia a dia, como reuniões. 

 

LEIA TAMBÉM:

Fotojornalismo: a arte de contar histórias por meio de fotografias

Conheça 4 invenções criadas por brasileiros

7 filmes e séries que mostram a produção de podcasts

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER