Estágio em Direito: como se preparar para o processo seletivo

Coordenador do curso de Direito da ESPM explica tudo o que você precisa saber antes de fazer aplicação para uma vaga 

 

Que tipo de preparo um candidato a um estágio em Direito precisa para participar de um processo seletivo? Mais que conhecimento técnico, o estudante deve encantar o entrevistador com suas soft skills. “Estamos falando de habilidades socioemocionais que são avaliadas na entrevista. Jogo de cintura, a maneira como a pessoa fala e sua conduta são mais importantes do que o conteúdo técnico”, afirma Marcelo Crespo, coordenador da graduação em Direito da ESPM 

 

“O recrutador sabe que o estudante está aprendendo e ele não precisa conhecer tudo sobre Direito, mas suas respostas mostram o que ele enxerga que pode fazer de diferente e contribuir”. Isso não significa, porém, que a pessoa vai para a entrevista contando apenas com o poder de um bom repertório socioemocional. Confira outras dicas: 

 

Como se preparar 

Para se preparar, o candidato tem que ter um mínimo de conteúdo relacionado à vaga. Se o estágio é em um escritório de direito processual, o estudante precisa entender de processo, por exemplo. Já quem busca oportunidade em órgãos públicos tem que prestar um concurso onde as exigências são mais focadas em conteúdo e menos em soft skills.  

 

“No setor privado se busca eficiência, mas muitas vezes a empresa faz testes de aptidão e soft skills e dinâmicas em grupo para ver se o candidato tem alguma experiência”, diz Crespo. O professor orienta o candidato a pesquisar a empresa que oferece o estágio para saber como ela é. “Já entrevistei candidato que não sabia nem o que estava fazendo ali”.  

 

Para não fazer feito, e especialmente para ter certeza de que a empresa ou entidade combina com seu perfil, o estudante tem uma lição de casa: entrar no site, pesquisar a corporação, o tipo de negócio, avaliar a concorrência e procurar informações sobre a empresa e seus executivos para checar sua idoneidade. 

 

Onde procurar estágio em Direito 

Existem ofertas de estágio em escritórios de advocacia, empresas, órgãos públicos e terceiro setor e cada entidade tem seus próprios critérios de seleção. A busca por vagas pode ser feita em sites de ofertas de emprego como Glassdoor, Indeed e CIEE 

 

No CIEE, o link “Processos Públicos” do menu é uma porta de acesso para consultar o editais e se inscrever para os concursos públicos. 

 

As vantagens do estágio 

O estágio é como um ensaio geral para o mercado de trabalho. O estudante vivencia o que está aprendendo na faculdade, conhece na prática a profissão e a dinâmica do ambiente corporativo e conhece profissionais, ampliando sua rede de contatos. 

 

Além disso, começa ali a construir sua rede de contatos profissionais. “Networking é as pessoas lembrarem de você”, ensina Crespo. Segundo ele, fazer contato não é ter um nome da agenda, para depois entrar em contato avisando que está em busca de uma colocação. Networking é quando alguém se lembra de você por bons motivos e te chama. “Você tem que lapidar isso para ficar na cabeça delas, elas vão te chamar”.  

 

LEIA TAMBÉM:

Descubra o que faz um estagiário de Direito

Bacharel em Direito é advogado? Entenda

Faculdade de Direito: quantos anos e o que se aprende

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER