Graduação e pós-graduação: conheça cada tipo de curso e veja para quem é indicado

Esclareça as principais dúvidas sobre os cursos e saiba como eles podem contribuir para a sua formação profissional

 

Você sabe o que é graduação e pós-graduação? E as diferenças entre elas? Tratam-se de cursos do Ensino Superior que capacitam profissionais para o mercado de trabalho. Conheça cada um deles e entenda a importância que esse tipo de especialização pode ter para a sua carreira.

 

O que é graduação?

Graduação é o nome dado ao primeiro nível de uma formação universitária. Dessa forma, além de ser uma oportunidade de ampliar conhecimentos em uma área específica, também é um tipo de profissionalização que abre portas para quem quer ingressar no mercado de trabalho.

 

Para quem é indicada?

Justamente por ser o primeiro nível dos cursos de Ensino Superior, a graduação é indicada para todos aqueles que concluíram o Ensino Médio e têm intenção de se especializar para atuar no mercado de trabalho.

 

Quais os tipos de graduação?

O Ministério da Educação (MEC) divide os cursos de graduação em três categorias distintas: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. A principal diferença entre elas está no tempo de duração e no grau de aprofundamento dos conteúdos.

 

Saiba mais em:

O que é graduação: entenda e veja a importância para sua carreira

 

O que é pós-graduação?

É definido como pós-graduação todo curso universitário realizado após a conclusão de uma graduação reconhecida pelo MEC. Para ter esse tipo de formação, é preciso passar por um processo seletivo – o que inclui, por exemplo, um exame de aplicação e uma entrevista, dependendo da faculdade e do tipo de pós-graduação.

 

Para quem é indicada?

Por ser complementar à graduação, a pós-graduação é recomendada para profissionais que estão passando por um reposicionamento no mercado de trabalho e/ou uma transição de carreira. O curso também é indicado para quem tem interesse em expandir conhecimentos em uma determinada área.

 

Quais os tipos de pós-graduação?

Existem dois tipos de pós-graduação no Brasil: stricto sensu e lato sensu. Mestrado e doutorado fazem parte da stricto sensu, que é destinada para quem tem o objetivo de seguir uma carreira acadêmica e se dedicar a pesquisas científicas. Certificate, Master e MBA compõem a lato sensu, que tem a finalidade de desenvolver e aprimorar capacidades profissionais.

 

Saiba mais em:

O que é pós-graduação: entenda e veja as vantagens para a sua carreira

 

LEIA TAMBÉM:

Conheça 8 formas de fazer faculdade de graça ou pagando parcialmente

Quiz: descubra qual faculdade mais combina com você

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER