Especialista em recrutamento e seleção revela o que recrutadores fazem e observam para identificar uma possível mentira de um candidato
Repetição de perguntas e atenção aos movimentos e microexpressões são algumas táticas usadas por recrutadores para descobrir quando um candidato está contando uma mentira na entrevista de emprego. É o que revelou Adriana Gomes, líder do Programa de Integração Nacional de Carreiras da ESPM e diretora do site Vida&Carreira, em entrevista ao #TMJ.
De acordo com a especialista, uma das táticas investigativas dos recrutadores é fazer e refazer perguntas para checar possíveis inconsistências no discurso do candidato. “A gente faz perguntas com o objetivo de cercar algumas respostas que deixam dúvida em relação ao que a pessoa está falando”, explica a especialista. “Em alguns casos conseguimos identificar que não é totalmente verdade por uma somatória de atitudes”.
Os recrutadores também estão atentos a movimentos e microexpressões que podem indicar que há algo de errado. “Quando o que a pessoa está respondendo não é exatamente verdade, a pupila tende a dilatar, ela se mexe na cadeira ou passa a mão no nariz. O candidato também mostra desconforto no momento em que a pergunta está sendo feita”, comenta Adriana. “São pequenos sinais que demonstram que algo naquela situação não tem consistência ou não é exatamente verdadeiro”.
Os sinais que podem indicar uma mentira na entrevista de emprego
- Candidato inquieto na cadeira
- Passando a mão no nariz durante respostas
- Demonstrando desconforto durante uma pergunta ou resposta
- Pupila tende a dilatar quando passa uma informação incorreta
LEIA TAMBÉM:
O que uma mentirinha no currículo pode causar?
O que alguém sem experiência profissional pode colocar no currículo?