Veja recomendações de uma coordenadora pedagógica que vão te ajudar a ter sucesso na prova
É comum os alunos se perguntarem o que estudar para o vestibular nos meses que antecedem a prova. Mas na verdade o preparo deveria começar no primeiro ano do ensino médio, quando a grade curricular passa a focar os temas importantes para o exame. Aliado a isso, o aluno “tem que ser antenado e engajado, querer saber mais, buscar informações, conversar e pesquisar, mantendo sempre a mente aberta a novidades”, explica Teddy Chu, professora e coordenadora pedagógica do cursinho Intergraus, de São Paulo.
Segundo a educadora, para se sair bem na avaliação é necessário ter disciplina e criar uma rotina de estudo fora da sala de aula. Geralmente o aluno estuda para a prova do bimestre ou trimestre pensando no que vai cair, mas a técnica não funciona para o vestibular, pois essa é uma avaliação de tudo o que o estudante aprendeu.
Confira a seguir outras dicas da especialista sobre o que estudar e como se preparar para o vestibular:
1. Estude todos os dias
O aluno deve se organizar para fazer as atividades de casa e revisar diariamente os conteúdos dos três anos do ensino médio. Teddy recomenda reservar esse compromisso na agenda com horário marcado, a fim de evitar usar esse tempo, idealmente de 5 horas, para fazer outras coisas como ficar nas redes sociais.
2. Invista nos conhecimentos gerais
Além das matérias da grade curricular é necessário se informar sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Isso envolve questões políticas, sociais e ambientais e também a cultura, entre outros temas. Esse conhecimento pode ser acessado no noticiário, em exposições de arte, no cinema, no teatro e outros conteúdos culturais, e até em podcasts pensados para o vestibulando, a exemplo da seleção que o #TMJ fez na reportagem 9 podcasts para te ajudar a se preparar para o Enem.
3. Leia o manual do vestibular
“Acho importante o aluno ler o manual do vestibular da universidade para entender quais são as regras do jogo, porque o ajuda a se planejar e a criar antecipadamente suas estratégias para a prova”, diz Teddy. Significa entender quais são os maiores e menores pesos das matérias do exame para o curso desejado e se planejar pensando nisso.
Imagine que você optou por um curso que precisa de um determinado número de pontos na prova de física para passar para a segunda fase, que não necessariamente terá outra avaliação da mesma disciplina. Em um cenário como esse, vale estudar o necessário para ser aprovado na primeira etapa e conquistar uma pontuação melhor nas disciplinas que têm maior peso.
4. Escreva uma redação por semana
A redação é obrigatória em todos os vestibulares do Brasil e para se sair bem é importante treinar, redigindo um texto por semana. Você pode escrever sobre os temas das matérias que está estudando, porque isso ajuda a criar ferramentas de apoio no dia da prova e sobre temas atuais do Brasil e do mundo.
5. Faça simulados
Por fim, tenha em mente que os simulados das escolas e dos cursinhos são concebidos para oferecer a vivência da prova do vestibular. Aproveite bem essas oportunidades para tomar contato com o conteúdo das perguntas, porque isso dá um norte e ajuda na autoanálise para perceber os temas que precisam de reforço. Também é nesses testes que o aluno aprende a administrar o tempo de leitura e de resposta das questões.
LEIA TAMBÉM: